GM desenvolve download sem fio de apps e funcionalidades cloud para seus carros

CloudInovação

Em uma forte crise global de vendas e lutando para estabelecer uma nova identidade, a GM anunciou o desenvolvimento de uma nova plataforma que permitirá que os carros tenham funcionalidades vinculadas diretamente à nuvem.

Apresentada pelo chefe global de desenvolvimento de produtos da GM, Mark Reuss, a nova arquitetura elétrica dos veículos permitirá que o processamento das informações, que hoje é local, seja feito em servidores remotos.

“Passará a ser baseado na nuvem”, disse Reuss à Reuters, acrescentando que a nova arquitetura permitirá que futuros carros GM tenham novas funcionalidades baixadas por Internet sem fio. A GM buscou a fabricante de aeronaves Boeing e fabricantes militares para ideias sobre como desenvolver a rede de segurança para os sistemas.

Reuss, em encontro com jornalistas em Detroit, não deu um calendário específico para lançar os novos sistemas elétricos e de dados, mas indicou que isso ocorrerá em breve.

Um dos grandes problemas dos automóveis de hoje é o moroso ciclo de atualização da tecnologia embarcada. Enquanto aplicações recebem novas versões quase de forma semanal nos smartphones, navegadores GPS dos carros podem demorar vários anos para ter um simples update, como no caso dos automóveis da Nissan.

Com uma plataforma alinhada com a expectativa dos consumidores, a GM terá melhor chance competitiva perante a concorrência, pois entregará aos clientes uma tecnologia embarcada mais alinhada com o que as pessoas já carregam no bolso.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor