Hacker arrependido libera vítimas de ransomware

CyberwarHOMESegurança

Parece impossível, mas um hacker inescrupuloso teve um inesperado ataque de remorso e liberou suas vítimas do pagamento de resgate para decriptografar os arquivos sequestrados. Do nada, um hacker que opera sob a alcunha de “Poka BrightMinds”, postou instruções para que seu ransomware, um malware que criptografa os dados do computador e só os libera

Parece impossível, mas um hacker inescrupuloso teve um inesperado ataque de remorso e liberou suas vítimas do pagamento de resgate para decriptografar os arquivos sequestrados.

ransomware liberado bit br

Do nada, um hacker que opera sob a alcunha de “Poka BrightMinds”, postou instruções para que seu ransomware, um malware que criptografa os dados do computador e só os libera mediante pagamento via bitcoins, fosse neutralizado.

O mais curioso: Poka ainda pediu desculpas e, em um recado, falou para as vitimas serem boas e sorrirem. “Eu sinto muito, nunca foi minha intenção liberar isso.”

De acordo com pesquisadores da Symantec, que conseguiram rastrear os endereços de recebimento do hacker, a ação criminosa rendeu apenas US$ 169.

O uso de ransomwares para extorsão tem crescido exponencialmente nos últimos anos, ao ponto de chamar a atenção do FBI e da Interpol, que já mantém forças-tarefa para desbaratar esquemas e quadrilhas que capitalizam sobre usuários desavisados.

Muitas vezes, o malware apresenta uma mensagem falsa, dizendo que o computador contém conteúdo pirata ou pornografia infantil, e que apenas o pagamento imediato de uma multa pode isentar o usuário.

De acordo com Poka, que liberou a chave criptográfica, o malware começaria a decriptografia automaticamente no decorrer dessa semana. Caso o usuário quisesse uma solução imediata, a chave poderia ser acessada já no fim de semana passado.

Uma ferramenta de decriptografia foi disponibilizada pela comunidade hacker, esses sem nenhum interesse criminoso, no site BleepingComputer.

Como é a primeira vez que um criminoso desses tem um rompante de consciência, é importante continuar os cuidados básicos para não cair em golpes do tipo. Nunca clicar em anexos suspeitos, desconfiar sempre de e-mails de endereços estranhos e sempre acessar diretamente sites de bancos, evitando armadilhas.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor