HoloLens já será usado pela Nasa no espaço

CiênciaInovaçãoVestíveis

Envolvida no projeto desde a concepção, a Nasa enviará os primeiros equipamentos nesse fim de semana para o espaço, para testar a funcionalidade de comunicação do HoloLens, o visor de realidade aumentada da Microsoft na Estação Espacial Internacional.

O visor, que adiciona uma camada de inteligência à realidade, uma vez que é translúcido, será usado para a comunicação entre as equipes de terra e os astronautas alocados na Estação Espacial Internacional (ISS).

Dois HoloLens foram mandados à ISS, como parte de um projeto batizado de Sidekick (companheiro ou ajudante, em tradução livre). O objetivo é oferecer aos astronautas um auxílio visual para otimizar os trabalhos em órbita.

Um especialista em terra oferece, via Skype, ajuda para tarefas que normalmente o astronauta teria que realizar sozinho. Além de acompanhar em tempo real, o especialista em terra pode compartilhar documentação técnica com o astronauta, que a visualiza de forma não intrusiva, graças ao visor.

O uso mais interessante é o chamado procedural, em que animações holográficas guiam o astronauta a realizar procedimentos complexos, como manutenções de partes externas da Estação, inclusive em traje atmosférico, no vácuo do espaço.

As primeiras missões externas com o equipamento devem acontecer até o final de 2015.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor