Intel adota padrão USB-C para Thunderbolt 3

Escritório

O padrão Thunderbolt de conectividade por cabos, que estreou nos Macs em 2011, sempre foi duro de emplacar. Apesar de ser rápido e polivalente – o padrão reúne as vantagens da conexão DisplayPort (para monitores) com transferência de dados em altíssima velocidade, o padrão não decolou fora da maçã. A Intel está decidida a ampliar

O padrão Thunderbolt de conectividade por cabos, que estreou nos Macs em 2011, sempre foi duro de emplacar. Apesar de ser rápido e polivalente – o padrão reúne as vantagens da conexão DisplayPort (para monitores) com transferência de dados em altíssima velocidade, o padrão não decolou fora da maçã.

thunderbolt-3-usb-type-c

A Intel está decidida a ampliar o uso do padrão, com uma importante atualização na tecnologia. Hoje, o Thunderbolt 2 usa um conector similar ao DisplayPort, que acaba limitando seu uso. A ideia da Intel é mudar isso incorporando o conector USB-C ao Thunderbolt 3, abrindo o padrão para uma infinidade de novos dispositivos.

O USB-C é a mais moderna implementação do USB, que utiliza um conector reversível. O novo MacbBook usa essa conexão tanto para interface com equipamentos quanto para recarregar a bateria. É o protocolo USB 3.1, mas com um novo conector universal que permite mais transferência de energia (até 100 W) e dados de forma segura.

Ao abraçar o USB-C, a Intel vai deixar sua tecnologia muito mais atraente, uma vez que os fabricantes não terão que, obrigatoriamente, investir em um novo tipo de entrada nos equipamentos.

Para efeito de comparação, o USB 2.0, que equipa praticamente todos os smartphones do mercado, suporta taxas de transferência de 480 Mbps. O USB 3.0, bem mais rápido, 5 Gbps. O USB 3.1, padrão nativo do USB-C, alcança incríveis 10 Gbps. Pois o Thunderbolt 3 é capaz, segundo a Intel, de suportar tráfego de dados na velocidade de 40 Gbps.

Esse absurdo é suficiente para dar conta de dois monitores 4K rodando a 60 Hz, ou transferir arquivos super rápido.

Os primeiros dispositivos Thunderbolt 3 devem chegar ao mercado no final de 2015.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor