Nokia anuncia ingresso em infraestrutura de nuvem

CloudOperadorasRedes

Companhia de infraestrutura de telecomunicações anunciou que quer ser a primeira fornecedora a mesclar os domínios de TI e telco cloud, com o lançamento da solução batizada de AirFrame Data Center. De acordo com a Nokia, esta é a primeira oferta que combina os benefícios das tecnologias de computação em nuvem com os rigorosos requisitos

Companhia de infraestrutura de telecomunicações anunciou que quer ser a primeira fornecedora a mesclar os domínios de TI e telco cloud, com o lançamento da solução batizada de AirFrame Data Center.

Antenas 4G

De acordo com a Nokia, esta é a primeira oferta que combina os benefícios das tecnologias de computação em nuvem com os rigorosos requisitos de core e rádio no mercado de telecomunicações. A solução Nokia Airframe Data Center deve sair de fábrica preparada para redes ultravelozes de quinta geração (5G) e incentiva a visão de uma arquitetura de nuvem mais flexível e melhor distribuída, base para entregar os requisitos de latência e processamento de dados de grandes demandas.

A empresa finlandesa indica que a solução AirFrame Data Center já está disponível para implementação em todo o mundo. Segundo a fabricante os primeiros passos para as operações de telecomunicações cloud focavam em direcionar os aplicativos principais para um ambiente virtualizado, oferecendo benefícios imediatos ao acrescentar escalabilidade, flexibilidade e agilidade nos negócios.

O vice presidente executivo de banda larga móvel da Nokia Networks, Marc Rouanne, diz que a Nokia Networks está mudando a forma como se trabalha o conceito de telecomunicações e cloud. “Estamos assumindo a convergência TI-telecom com uma nova solução para contestar a abordagem tradicional de data center de TI. Esta nova solução traz conceitos de comunicação de de alta disponibilidade, focando em segurança como baixa latência, enquanto amplia os conhecimentos sobre redes da empresa e o relacionamento com operadoras para tratar de um mercado cada vez mais focado na nuvem, com um valor na casa das dezenas de bilhões de euros”, ressalta

Ao programar uma arquitetura abrangente em nuvem, as operadoras são confrontadas com exigências estritas de latência e uma demanda extremamente elevada de poder de processamento. Com a nova solução, as teles poderão abordar diretamente esses requisitos e efetivamente fundir os domínios de TI e de telecomunicações em uma única operação, utilizando a tecnologia de processamento Intel.

Para a vice presidente e gerente geral do grupo de plataformas de rede da Intel, Sandra Rivera, a fabricante de chipsets está satisfeita em apoiar a Nokia Networks no caminho para fornecer uma solução de data center. “Acreditamos que os principais processadores e tecnologias de virtualização da Intel, combinados com o profundo conhecimento da Nokia Networks no mercado de telecomunicações pode acelerar a adoção de tecnologias de nuvem implantadas pelas principais operadoras do mundo inteiro”, explica.

No desenvolvimento da estrutura, a Nokia Networks investiu para avançar sobre a tecnologia de hardware para data center. A infraestrutura resultado disso promete entregar uma capacidade de aceleração que ajudará as operadoras a ampliar sua eficiência e se diferenciar no concorrido mercado de telefonia móvel e fixa.

Para continuar avançando em soluções, a Nokia Networks abriu uma estrutura de pesquisa dedicada ao desenvolvimento da tecnologia de data center. Com esta base a solução Airframe Data Center traz, de maneira eficiente, a preparação para as futuras operações de tecnologia 5G, já em testes em todo o mundo pela própria Nokia e por concorrentes como Ericsson, NEC e Huawei.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor