Openet traz para América Latina tecnologia que melhora transição entre rede celular e Wi-Fi

OperadorasRedesSoftware

A irlandesa Openet, referência na oferta de soluções BSS – Business Support System – anunciou o lançamento na América Latina da tecnologia de Access Network Detection Selection Function (ANDSF), que permite às operadoras terem capacidade de tomar decisões inteligentes antes de rotear o tráfego de um determinado usuário entre as redes celular e Wi-Fi. Segundo

A irlandesa Openet, referência na oferta de soluções BSS – Business Support System – anunciou o lançamento na América Latina da tecnologia de Access Network Detection Selection Function (ANDSF), que permite às operadoras terem capacidade de tomar decisões inteligentes antes de rotear o tráfego de um determinado usuário entre as redes celular e Wi-Fi.

Openet-MWC12_01

Segundo Ricardo Ferreira, diretor de Serviços da Openet, o roteamento entre diferentes tipos de redes pode ser feito de maneira imperceptível para o usuário, ou seja, o consumidor não precisa ter ciência do tipo de rede que está acessando e nem ter a sua qualidade de navegação deteriorada. “As operadoras por sua vez, podem gerenciar políticas de maneira centralizada, o que proporciona melhor controle sobre as redes Wi-Fi, inclusive determinando as condições de qualidade mínimas necessárias para que uma determinada rede Wi-Fi possa ser selecionada”, aponta Ferreira.

A tecnologia ANDSF se associada à capacidade de aplicação de políticas do PCRF, permite que as decisões de seleção de rede possam ser baseadas em diversas outras informações, tais como: o perfil do consumidor, o histórico de consumo de dados, o plano de tarifa, o tipo de dispositivo, o horário do dia, informações sobre o local e muitas outras informações da rede.

Agora disponível ao mercado latino-americano, a funcionalidade de Seleção Inteligente de Rede (Network Selection Intelligence), os consumidores móveis poderão levar o smartphone ao shopping center local, a um estádio, ou a outro país e poderão conectar-se com a melhor rede disponível no momento. Caso as condições de rede se alterem em algum momento, a solução é capaz de realizar a conexão com outra rede disponível, tudo de maneira imperceptível ao usuário final.

Segundo Ferreira, para que a tecnologia Wi-Fi possa se firmar como uma plataforma eficaz para extensão de cobertura de rede e oferta de novos serviços, a operadora deve ser capaz de integrar suas redes celulares e Wi-Fi sem causar prejuízo à experiência do usuário.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor