Scopus apresenta aplicação que combina localização indoor e Internet das coisas

EmpresasNegócios

O Ciab FEBRABAN, o maior evento de tecnologia para instituições financeiras da América Latina começa amanha com uma novidade. A aplicação Ciab de Bolso, desenvolvida especialmente para o evento pela equipe da área de Consultoria e Inovação da Scopus, será um dos principais destaques da empresa no evento, que se realiza entre os dias 16

O Ciab FEBRABAN, o maior evento de tecnologia para instituições financeiras da América Latina começa amanha com uma novidade. A aplicação Ciab de Bolso, desenvolvida especialmente para o evento pela equipe da área de Consultoria e Inovação da Scopus, será um dos principais destaques da empresa no evento, que se realiza entre os dias 16 e 18 de junho, no Transamerica Expo Center, em São Paulo.

scopus

A intenção da fabricante é mostrar as diversas tecnologias em que a Scopus vem trabalhando – especialmente, nas áreas de Internet das Coisas e localização indoor – por meio de uma aplicação simples de usar e que pode facilitar o dia-a-dia das pessoas.

“Estamos aproveitando o evento para experimentar, medir e coletar avaliações dos visitantes sobre aspectos práticos de IoT empregados para aprimorar a interação digital e propiciar maior conveniência às pessoas”, explica Reginaldo Arakaki, gestor da área de Consultoria e Inovação da Scopus Soluções em TI. “Para isso, criamos essa aplicação, combinando várias tecnologias, que permitirá ao visitante ‘carregar’ o Ciab no seu smartphone ou no relógio inteligente”, acrescenta.

Disponível para Android, o Ciab de Bolso poderá ser baixado gratuitamente na loja de aplicativos da Google. Por meio dele, os visitantes terão uma série de facilidades de consulta a informações sobre o evento: mapa da feira com a localização dos estandes, programação completa do congresso (data, hora, auditório, título e autores das palestras) e localização de lanchonetes, restaurantes, banheiros e outros serviços disponíveis.

Para tornar a experiência ainda mais interativa, a Scopus vai espalhar pelo ambiente do Ciab dezenas de iBeacons – dispositivos que emitem sinais de localização e que se comunicam com o smartphone, e com o relógio digital, por meio da tecnologia Bluetooth Low Energy. Esses pequenos aparelhos emitirão alertas, exibidos na tela dos dispositivos móveis equipados com o aplicativo da Scopus, avisando o visitante que ele está próximo ao café, ao restaurante, ou ao auditório onde terá início a palestra que está interessado em assistir (previamente marcada na aplicação, com a ajuda da função Notificação).

“Com isso, pretendemos mostrar como a integração de diversas tecnologias pode ser usada na realização de negócios e, também, para facilitar o cotidiano das pessoas”, diz Arakaki. “Imagine, por exemplo, essa facilidade em um grande complexo hospitalar, onde é comum ter que localizar rapidamente um médico ou equipamento, para atender um caso urgente.”


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor