TOTVS lança solução de beacons desenvolvida por brasileiros

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O TOTVS Labs, laboratório de inovação no Vale do Silício da brasileira TOTVS, além do desenvolvimento de novas soluções, também passa a atuar como uma incubadora de empresas de tecnologias disruptivas. O objetivo é, por meio de parcerias, oferecer ferramentas que atendam às mudanças de comportamento dos consumidores e empresas. O primeiro fruto dessa empreitada

O TOTVS Labs, laboratório de inovação no Vale do Silício da brasileira TOTVS, além do desenvolvimento de novas soluções, também passa a atuar como uma incubadora de empresas de tecnologias disruptivas. O objetivo é, por meio de parcerias, oferecer ferramentas que atendam às mudanças de comportamento dos consumidores e empresas.

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O primeiro fruto dessa empreitada é um projeto conjunto com a DNA Shopper, startup brasileira de mobilidade para o Varejo. A parceria traz ao mercado uma solução completa de Beacons, tecnologia de microlocalização, que amplifica e melhora a experiência do consumidor.

Os sensores de microlocalização existentes nos Beacons possibilitam a interação das pessoas com o mundo real por meio de dispositivos móveis, como smartphones e smartwatches, conferindo vida aos objetos e transformando-os em poderosas fontes de informação para empresas de diferentes setores da indústria. Com a tecnologia, as organizações podem enviar uma mensagem com dicas ou informações sobre um produto visualizado pelo cliente e, até mesmo, um cupom de desconto. Para isso, o usuário precisa ter instalado no dispositivo um aplicativo que permita essa interação.

A TOTVS Labs vem testando os Beacons há um ano, tendo avaliado, inclusive, os benefícios da interação da ferramenta com diferentes dispositivos móveis. Porém, para oferecer a tecnologia ao mercado brasileiro, buscou um parceiro local, que, assim como a empresa, tivesse uma visão similar sobre as necessidades do setor no País. A DNA Shopper, por sua vez, procurava uma organização com profundo conhecimento do segmento e credibilidade, como a TOTVS. A colaboração entre as companhias acelerou o desenvolvimento da ferramenta.

“A velocidade com que as novidades são desenvolvidas e oferecidas ao mercado é fundamental frente ao dinamismo do setor de Tecnologia da Informação. Por isso, cada vez mais, as empresas têm estabelecido parcerias em busca de um objetivo comum: acelerar a oferta de ferramentas inovadoras,” informa Mário Almeida, fundador e CEO da DNA Shopper.

“A aliança com a DNA Shopper é a primeira da modalidade na companhia. Por meio do laboratório de inovação, vamos incubar empresas de tecnologias disruptivas visando desenvolver, de forma colaborativa, soluções aderentes às novas demandas do mercado. Com o tempo, as ofertas serão aprimoradas e poderão ser incorporadas ao portfólio da TOTVS”, afirma Vicente Goetten, diretor da TOTVS Labs.

O resultado da aliança é uma solução completa de Beacons para o varejo, que inclui a ferramenta de microlocalização, que será instalada em produtos ou em um departamento específico, uma plataforma web para elaboração e gestão de campanhas e um aplicativo para dispositivos móveis.

“Os Beacons permitirão que as empresas desenvolvam e gerenciem campanhas segmentadas visando um maior engajamento. Além disso, a tecnologia de microlocalização estabelecerá uma nova fronteira de interação das empresas com os clientes no mundo físico ao permitir uma abordagem personalizada com base na identificação do comportamento dos consumidores”, diz Almeida.

Com a tecnologia, as companhias terão acesso a uma infinidade de dados que hoje são privilégio do e-commerce. Será possível enviar recomendações e interagir com os clientes no mundo off-line com base em seus dados de navegação, possibilitando, por exemplo, a oferta de um cupom de desconto ao consumidor que visualizou determinado produto no e-commerce e foi à loja física para prová-lo. Ou, ainda, apresentar informações importantes para o cliente que estiver próximo a um produto ou um departamento, de acordo com a estratégia adotada pela varejista.

“Um dos desafios para a expansão da tecnologia é a necessidade dos consumidores determinarem quais companhias poderão acessar seus dados e se comunicar com eles. Ultrapassada essa barreira, as empresas do mundo físico poderão extrair informações relevantes e proporcionar uma experiência única e inesquecível aos consumidores, que provavelmente se tornarão clientes assíduos de sua marca e produtos. Estamos desta forma trazendo a Internet das Coisas (IoT) de forma prática para nossos clientes”, finaliza Goetten.

A solução de Beacons desenvolvida pela TOTVS em parceria com a DNA Shopper já conta com dois projetos pilotos no Brasil. Disponível para Android e IOS, e a partir de junho para Apple Watch, o aplicativo pode ser customizado conforme as necessidades do cliente e, caso o varejista já possua um, poderá integrá-lo às demais funcionalidades da solução por meio de APIs.


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