Trust lança tecnologia para gestão de aeroportos logísticos

Software

A Trust, empresa integradora de soluções especializada em TI, anunciou o lançamento de sua solução para o gerenciamento do processo logístico de aeroportos. De acordo com a empresa, a ACMS – Air Cargo Management Solution é uma solução do tipo WMS – Warehouse Management System, que transforma o aeroporto em um “porto seco”, e permite a identificação do melhor local de armazenagem para cada tipo e volume de carga que chega ao terminal, otimiza espaços, maximiza a eficiência operacional e consequentemente a redução de custos e fraudes.

“Hoje, o custo das malhas logísticas é muito alto, especialmente em um grande país como o Brasil. A tendência é a regionalização dos aeroportos que passarão a operar como portos secos, reduzindo os custos logísticos. Esta nova solução atende a demanda atual dos aeroportos brasileiros, auxiliando-os neste movimento de transformação em novas rotas logísticas no país”, explica César Alves, Vice-Presidente Executivo do Grupo Trust.

O desenvolvimento da solução pela Trust consumiu investimentos que correspondem a 2% do seu faturamento e durou cerca de 18 meses até a versão final que contempla toda a gestão dos setores alfandegados, movimentação do armazém e operações financeiras.
Um importante aeroporto logístico do interior de São Paulo já está utilizando com sucesso a solução ACMS para o gerenciamento do seu terminal de cargas. O projeto foi totalmente customizado para as necessidades do aeroporto, contemplando a implementação do WMS, do novo sistema de Controle Alfandegário e do Sistema de Billing (tarifação e faturamento), todos operando de maneira integrada.
Eficiência aeroportuária

A nova solução ACMS proporciona o gerenciamento do processo intralogístico completo em três etapas: importação, estoque e despacho de carga. O processo de importação, que inclui gerenciamento da entrada da carga no país e a gestão alfandegária, o estoque que administra desde o armazenamento até a saída da carga e o despacho da carga fica sob a gestão do ACMS, cujos módulos realizam a gestão integrada de todo o processo logístico, até seu destino final.

A tecnologia permite identificar o melhor local de armazenagem para cada tipo de carga que chega ao terminal do aeroporto aumentando a segurança e a produtividade do processo logístico. Além disso, otimiza o acompanhamento, por parte dos clientes, do processamento de suas cargas e proporciona um controle alfandegário muito mais eficiente. O sistema propõe a gestão 100% automatizada de todas as operações intralogísticas, garantindo uma informação unificada e rastreabilidade, reduzindo o número de fraudes.

A ACMS possui ainda tecnologia de Auto ID Data Capture, com códigos de barras, dispositivos móveis e redes Wi-Fi para monitorar o fluxo da carga. Todas as informações coletadas são unificadas, em tempo real, em uma base de dados, propiciando uma visão completa do status do armazém.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor