App fornece informações de emergência para os moradores de Blumenau (SC)

AppsGestãoMobilidadeProjetosSetor PúblicoSistema OperacionalSmartphones

A Prefeitura de Blumenau, no leste do estado de Santa Catarina, lançou o AlertaBlu, um aplicativo para que a população da cidade seja avisada em caso de chuvas fortes, enchentes e deslizamentos, ocorrências comuns em cidades da região sul do Brasil.

A iniciativa desenvolvida pela Diretoria de Sistemas da Secretaria Municipal de Gestão Governamental, órgão da administração municipal, utilizou a plataforma GeneXus, um conjunto de ferramentas de desenvolvimento de apps para as linguagens e plataformas mais populares do mercado, no qual não é preciso saber de programar.

O app já tem cerca de 5 mil downloads em alguns dias de atividade, mas só está disponível, por enquanto, para usuários do sistema Android, do Google. Todas as informações disponíveis na aplicação podiam ser visualizadas em um sistema, disponível há algum tempo pela prefeitura da cidade, na web.

“Percebemos a necessidade de fornecer essas informações de maneira funcional ao cidadão. Com o app gratuito, o serviço chega diretamente aos usuários em forma de alertas”, explica o diretor de sistemas da prefeitura de Blumenau, Júlio Cezar Silva.

Com o aplicativo, a Prefeitura espera diminuir o congestionamento das linhas telefônicas durante as situações de emergência, deixando que o acesso à informação seja feito por cada pessoa, em seu próprio dispositivo móvel. Além de entender que o aplicativo atende de forma mais dinâmica os moradores da cidade, os custos e as demandas da própria administração serão reduzidos.

Júlio Cezar ressalta que a prefeitura já possui cerca de 20 aplicações desenvolvidas com a GeneXus, que envolvem áreas como educação, saúde e apuração de dados estatísticos.

“GeneXus atualmente é nossa ferramenta oficial para o desenvolvimento e a implementação de apps. Temos cinco desenvolvedores mas, para criar o AlertaBlu, um de nossos profissionais precisou de apenas 15 dias. Com a facilidade de uso da plataforma GeneXus Evolution 3 conseguimos otimizar nosso tempo e a qualidade do nosso trabalho de TI de toda a administração”, finaliza o diretor.

O AlertaBlu deve ter versão iOS em até dois meses, com previsão de estreia em iPhones, iPads e iPod Touchs até o final de Setembro. No Android, onde já está presente, o aplicativo possui até funções off-line, para a consulta dos níveis de chuvas e histórico de enchentes. Para este sistema, o aplicativo já pode ser baixado por meio da Play Store.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor