Brasileiro é um dos turistas mais conectados do planeta

E-commercee-MarketingHOMERedes Sociais

Um estudo divulgado pelo TripAdvisor apontou que o uso do smartphone durante todo o processo de viagem está em ascensão. O Brasil é o terceiro país que mais pesquisa nas férias. 59% dos viajantes estçao conectados, atrás apenas da China e da Tailândia, ambos com 65%.

A pesquisa foi realizada com 34 mil turistas do mundo inteiro, com o intuito de definir o perfil dos “Viajantes Conectados”, aqueles que usam o smartphone para planejar ou reservar uma viagem. 42% dos viajantes afirmaram usar a tecnologia para amplificar sua experiência de viagem.

Analisando os resultados por região, a América do Sul conta com a maior proporção desses viajantes em todo o mundo (57%), seguida por Oriente Médio (55%) e Ásia (49%).

“Para mim, não existe a possibilidade de realizar uma viagem sem utilizar o meu smartphone. Além de fazer todo o planejamento por meio do aparelho, durante as férias, eu o utilizo para fazer o check-in e já aproveito para tirar fotos com os meus amigos no aeroporto para mostrar a todos como viajar me deixa feliz”, afirma Ariane Ianicelli, usuária do TripAdvisor. “Apesar de planejar o roteiro com base nas avaliações dos viajantes com antecedência, meu smartphone me ajuda a encontrar diferentes opções de restaurantes e atrações perto do local onde estou no momento”, completa.

O levantamento identificou que 45% dos Viajantes Conectados costumam usar seus smartphones para reservar atrações, 72% usam os aparelhos para procurar restaurantes enquanto estão de férias e 34% esperam que as acomodações ofereçam check-in via dispositivos móveis.

“Esse levantamento revela um hábito crescente entre os viajantes”, afirma Adam Medros, vice-presidente sênior de Produtos do TripAdvisor. “Enquanto as reservas de viagens por meio de dispositivos móveis encontram-se em ascensão entre os turistas, para os Viajantes Conectados o smartphone é uma companhia essencial durante suas viagens. Por meio de aplicativos de viagens, esse perfil de público busca atrações e restaurantes perto de onde se encontram naquele momento. Eles também são mais propensos a usarem seus smartphones como uma ferramenta de reserva, antes e durante a Viagem”.

O estudo faz parte do TripBarometer, pesquisa realizada em nome do TripAdvisor pela Ipsos. Ao todo, foram conduzidas 44 mil entrevistas com viajantes e representantes do setor hoteleiro em todo o mundo.

O uso de aplicativos de reservas de viagens têm crescido a cada dia – de acordo com o levantamento, o número de usuários desse recurso tem dobrado ano a ano. Em 2014, cerca de 4% dos entrevistados afirmaram reservar hotéis por meio de apps – estatística que cresceu para 8% neste ano. Entre os Viajantes Conectados, esse montante é de 11%. Um e cada cinco turistas pertencentes a esse grupo afirmam que fazem reservas por meio de aplicativos pelo fato de ser uma forma mais fácil ou rápida para finalizar o processo e 29% acreditam que assim é possível encontrar melhores preços.

Em relação à utilização do dispositivo móvel para fazer reservas, os Viajantes Conectados são duas vezes mais propensos a esse hábito do que os outros turistas. Notebooks e computadores, no entanto, ainda são os mais usados para fazer reservas de hotéis: 50% dos Viajantes Conectados usaram notebooks e 32% usaram o computador para reservar a acomodação em sua última viagem.

A tendência de utilização de plataformas móveis é ainda mais aparente quando se trata de atividades durante as viagens, onde o smartphone torna-se o segundo dispositivo de reserva mais popular, apenas atrás do notebook: 55% dos Viajantes Conectados dizem que utilizam o notebook e 45% afirmam que utilizam seus smartphones para planejar atividades durante suas viagens. Esta última estatística, aliás, é o ponto que mostra uma das maiores discrepâncias entre os Viajantes Conectados e os demais turistas, já que apenas 28% dos viajantes pertencentes ao segundo grupo, usam seus smartphones para planejar coisas para fazer antes das férias.

Os Viajantes Conectados são mais propensos a utilizar seus smartphones para organizar suas viagens de forma mais eficiente (44%) e reservar acomodações durante as viagens (37%). Além disso, eles tendem a usar seus dispositivos para fazer pesquisas quando já estão no destino: 72% usam seus smartphones para procurar restaurantes, 67% para procurar o que fazer e 64% para ler avaliações.

A China deve receber o maior número de Viajantes Conectados em 2015. Cerca de 60% dos entrevistados que planejam visitar o país nos próximos 12 meses são Viajantes Conectados. Na sequência, estão Austrália (57%), Tailândia (55%) e Itália (54%). Já 61% dos viajantes que pretendem visitar o Brasil nos próximos 12 meses são Viajantes Conectados.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor