Cidade fake é inaugurada nos EUA para testes com carros autônomos

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Uma cidade de simulação foi aberta ontem no campus norte da Universidade de Michigan na capital do estado homônimo, Detroit (EUA), para funcionar como local de testes com carros autônomos.

“O corpo docente da universidade projetou esse local como um espaço futurista completamente evoluído”, declarou o diretor do Instituto de Pesquisa sobre Transporte, Peter Sweatman, que supervisionou a criação da instalação batizada de “M City”.

Durante entrevista para o canal de notícias Blomberg News, Sweatman complementou ao afirmar que “o projeto substitui seres humanos por máquinas e essas máquinas devem ser capazes de funcionar em ambientes completos e variados para simular, com segurança, o funcionamento cotidiano de uma grande cidade”.

As fabricantes globais de veículos estão na corrida para desenvolver carros autônomos e renovar seus modelos de negócios para um mundo onde a mobilidade será redefinida, já que a maioria da população mundial vai convergir para grandes megacidades durante as próximas duas décadas, de acordo com os líderes do projeto.

A M City, uma mini metrópole de 13 hectares, pretende reproduzir o movimento urbano moderno, com engarrafamentos e pedestres imprevisíveis, junto com paisagens suburbanas, grandes autoestradas e rodovias rurais.

A instalação avaliada em US$ 10 milhões tem 40 fachadas de edifícios, cruzamentos angulosos, uma rotunda, uma ponte, um túnel, caminhos de cascalho e muitas perspectivas obstruídas. Tem até uma autoestrada com quatro faixas de rolamento e rampas de entrada e saída para o tráfego.

As fabricantes de veículos sinalizam que os carros sem motorista poderiam chegar às ruas dentro de cinco anos. Para a Boston Consulting Group o mercado de tecnologia autônoma crescerá para US$ 42 bilhões por volta de 2025, e os carros que funcionam sozinhos poderiam equivaler a um quarto das vendas de automóveis no mundo em 2035.

A estatística também supõe que por volta de 2017, carros semi autônomos que serão capazes de funcionar em piloto automático, estacionar sozinhos e trocar de faixa automaticamente estarão disponíveis em “grandes quantidades”.

Até agora, os testes de carros autônomos foram realizados em vias públicas ou áreas particulares destinadas a esse fim. As fabricantes de veículos estudam os carros robô em pistas antigas de teste projetadas para avaliar com que velocidade os carros tradicionais podem dar voltas ou quão bem eles funcionam com humanos ao volante.

O Google, por exemplo, registrou mais de 1,6 milhão de quilômetros em testes de seu veículo autônomo nas ruas do Vale do Silício com cerca de 11 acidentes e ocorrências sem feridos ao longo de seis anos, desde o início do último mês, realiza estudos com carros autônomos nas autoestradas de Austin, no estado do Texas (EUA).


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