Ericsson discute Internet das Coisas na FIESP

GestãoInovaçãoSkills

Hoje, 29 de julho, a Ericsson promove em São Paulo um workshop sobre um dos assuntos mais quentes do momento: a Internet das Coisas. No evento, Alessandro Quattrini, diretor de Relações Governamentais e Institucionais da Ericsson no Brasil, destacará as tendências no mercado de dispositivos conectados e no consumo de tecnologia, além das iniciativas inovadoras desenvolvidas pela companhia.

“Por conta da transformação do setor de telecom, todas os outros setores da economia também estão se transformando e as oportunidades são muitas, pois vão desde as soluções do nosso dia a dia a soluções que vão transformar o modo de viver de muitas culturas, ou seja, da sociedade. O que nós acreditamos é que quando uma pessoa se conecta, o mundo dela muda. Mas com tudo conectado nosso mundo muda”, comenta Quattrini.

Em mobilidade urbana, por exemplo, a Volvo Bus Latin America e a Ericsson assinaram recentemente uma parceria que oferece mais eficácia ao transporte urbano e contribui com a melhoria da mobilidade a partir de um sistema de gestão de tráfego e de informação ao passageiro em tempo real. Os operadores podem acompanhar a frota em tempo real e ter informações como tempo de percurso e os passageiros têm a vantagem de ter acesso em tempo real aos horários de chegada dos ônibus aos pontos de cada uma das linhas. As informações podem ser acessadas pela internet, aplicativos de smartphones, mensagem de texto e por meio de um call center.

Além disso, para atender a futura demanda, a Ericsson e a Universidade Federal do Ceará (UFC) trabalham juntas em projetos de pesquisa em 5G desde 2012, com três projetos em andamento. Com a proliferação de smartphones e tablets e o aumento da demanda pela qualidade do serviço e da experiência do usuário em ambientes externos e internos, as redes atuais – 3G e 4G – não serão suficientes para atender às necessidades e expectativas futuras do usuário. Além disso, novos tipos de tráfego e conexões são esperados, como os provenientes da Sociedade Conectada e Internet das Coisas.

O workshop será realizado no Auditório da FIESP – Av. Paulista, 1313, 4º andar – São Paulo, SP, das das 14h às 17h30.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor