Ericsson e Universal Music criam serviço de streaming de última geração

InovaçãoMobilidade

A Ericsson, em parceria com a gravadora Universal Music, anunciou a criação de um serviço de compartilhamento de vídeos em tempo real pensado para aproveitar ao máximo as capacidades de transmissão das futuras redes 5G.

Denominado Streamr, o app permitirá que os usuários enviem e recebam vídeos ao vivo e diretamente dos smartphones. A plataforma também possibilitará que os dispositivos móveis recebam transmissões de eventos realizados em arenas e casas de shows, além de terem acesso a conteúdos de portais de notícias ou entretenimento.

Além do app, o Streamr também é parte da infraestrutura que permite o uso simultâneo da imensa largura de banda que possibilita o fluxo de dados de múltiplos usuários. A tecnologia atual é limitada nesse sentido, daí a importância da parceria e do anúncio. Além de permitir o fluxo dos dados, o Streamr é uma plataforma de compartilhamento.

De acordo com a edição de 2014 do estudo TV & Media do ConsumerLab, área da Ericsson que há 20 anos estuda o comportamento dos usuários, o streaming de vídeo está quase no mesmo patamar que a maneira tradicional de assistir a TV (75% dos usuários assistem a conteúdo via streaming, várias vezes por semana), em comparação aos 77% que assistem a televisão tradicional com grade fixa no mesmo período. Outro comportamento em alta é o consumo de conteúdo produzido pelos próprios usuários. No Brasil, 40% dos entrevistados assistem diariamente, em seus smartphones, a vídeos gravados dessa maneira.

André Gualda, especialista da área ConsumerLab da Ericsson na América Latina, disse em comunicado: “Há uma mudança no comportamento do usuário e ela continua a motivar inovações no setor de TV e mídia, além de levar a uma era de entretenimento de alta qualidade on-demand. O panorama está se transformando rapidamente e modelos de negócios e de entregas terão que acompanhar esse ritmo para atenderem às expectativas dos clientes”.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor