Facebook anuncia construção de novo centro de dados nos EUA

CloudData Centere-MarketingRedes SociaisServidores

O Facebook anunciou ontem o planejamento para a construção de um novo centro de dados em Fort Worth, cidade localizada na região nordeste do estado do Texas (EUA).

Será o quarto espaço a abrigar servidores da rede social nos Estados Unidos e o quinto, em todo o mundo.

A empresa informou que reservou investimentos da ordem de US$ 500 milhões para a novidade, que funcionará como um centro global de processamento de dados e empregará, cerca de 40 novos funcionários em período integral.

Em um blog, o vice-presidente de infraestrutura da rede social, Tom Furlong, ressaltou que a nova instalação foi arquitetada para utilizar energia renovável em todo o seu funcionamento. Segundo o executivo, o Facebook entregou 200 megawatts de energia eólica ao Texas como parte do novo acordo.

As reservas da companhia em relação ao consumo de energia e também à utilização de fontes naturais, pode ter relação com a escassez de água sofrida pelas empresas do vale do silício, na chamada Bay Area, no estado da Califórnia (EUA).

As companhias baseadas nesta região da costa oeste norte-americana estão apelando para um parque de equipamentos com menor consumo energética, produção de energia limpa e até produção própria de água por meio da produção de novos poços artesianos, principalmente para o resfriamento dos data centers que abrigam os servidores de todos os tamanhos, de startups à gigantes de internet.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor