Infovia de Alagoas ganha fôlego

CloudData CenterGestãoHOMEProjetosSetor Público

A Nova Infovia Digital Alagoas, que interligará com links de 4 Mbps a 100 Mbps os 102 municípios de estado, tem a missão de prover conectividade melhor entre os órgãos públicos, além de serviço de Internet mais rápida e mais barata.

A Aloo Telecom lidera o consórcio e será a empresa responsável pelo projeto da Nova Infovia. Em seu escopo está a implantação de novos links, a migração para tecnologias mais velozes de acesso à Internet, pelos links e o seu funcionamento; o Grupo Binário será responsável pela implementação de serviços e construção do NOC (Network Operation Center), assim como o seu gerenciamento; e a Oolah será a responsável pelo desenvolvimento de soluções e produtos que entreguem os benefícios esperados pela Nova Infovia Alagoas.

Originalmente, a Infovia opera desde 2010, mas existia uma enorme barreira tecnológica para seu funcionamento. No novo projeto, que foi vencido por pregão de um edital público, prevê a utilização de 1,5 mil links de alta velocidade e 600 modems para dados móveis quando estiver totalmente finalizado.

O Grupo Binário fornecerá à Aloo Telecom equipamentos de redes e segurança, além de monitorar e garantir o gerenciamento de toda a Nova Infovia.

Serão utilizados roteadores MX5 3D Universal Edge da Juniper Networks, de arquitetura escalável, que acomodam crescimento futuro de 20 Gbps a 80 Tbps.

A Fortinet fornecerá equipamentos de segurança, como os firewalls, do modelo FortiGate-1500D, que oferece alto “throughput” e baixíssima latência, além de proteção contra ameaças de última geração e controle sobre mais de três mil aplicações.
Para proteção em ambientes agressivos, o FortiGate Rugged 60D foi escolhido por operar de forma confiável em condições elétricas e ambientais adversas, incluindo altos níveis de interferência elétrica e de radiofrequência, assim como temperaturas elevadas. Finalmente, o FortiManager-4000D gerencia até 4 mil dispositivos de rede e domínios administrativos. Ele inclui e cuida de políticas globais de segurança também.

“Para que isso fosse viável, o Grupo Binário investiu em um NOC próprio em Maceió, com profissionais locais – o que gerou empregos na região. Inicialmente, foram seis funcionários contratados, com o apoio de outros especialistas alocados em São Paulo”, explicou em comunicado Rubens Acevedo, gerente de projetos do Grupo Binário e responsável pelo contrato.

O NOC é um centro de operações que pode monitorar todo o ambiente de TI, bem como toda infraestrutura de tecnologia e telecomunicações (links, circuitos, roteadores, servidores, etc) do cliente, a fim de assegurar que o serviço oferecido, em todos os níveis, corresponda ao necessário para a atividade da organização. Ele engloba toda a infraestrutura de TI da Nova Infovia: desde os computadores, roteadores, gateways, servidores, rede, links de dados e computação em nuvem, e poderá ser aplicado em serviços de operação de data centers, backups e batch jobs.

A primeira parte do projeto inclui o Ponto de Acesso Principal (PAP), onde chegarão as conexões de alta velocidade dos pontos dos clientes e da Internet, e onde serão implantados os demais equipamentos e serviços da solução.

Também serão implantados Pontos de Acesso Secundários (PAS), Pontos de Acesso Clientes (PAC); Pontos de Comunicação VoIP, Serviço de Internet Dedicado, Serviço de Videoconferência; o NOC, responsável pela segurança, gestão e expansão dos produtos e serviços da Nova Infovia, os Serviço de Relacionamento com Clientes (Service Desk) e Suporte Técnico Especializado.

De acordo com Jorge Almeida, diretor-presidente do Itec (Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas): “O projeto da Nova Infovia está tecnicamente bem estruturado, as empresas vencedoras demonstraram nas propostas e na atuação mercadológica capacidade técnica, o que nos traz novas perspectivas de oferecer ótimos serviços para o cidadão, algo que é fundamental e indispensável”, finaliza.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor