Solar Impulse pousa no Havaí após jornada com o registro de recordes

CiênciaInovaçãoTecnologia Verde

A aeronave solar completou uma parte do voo após sobrevoar o Oceano Pacífico por quase cinco dias e pousar no Havaí.

O avião, movido por energia solar e pilotado pelo aviador suíço veterano, Andre Borschberg. O piloto havia saído do Japão e aterrissou no Aeroporto Kalaeloa, na ilha havaiana de Oahu, no final da última semana.

Segundo informações da agência de notícias alemã Deutsche Welle, a aeronave experimental tocou o solo pouco depois do amanhecer em meio a gritos e aplausos da equipe em terra. “Ele conseguiu! Andre Borschberg pousou no Havaí depois de um voo recorde! O futuro é limpo”, comemorou a equipe por meio de um post no microblog, Twitter.

Outro aviador, Betrand Piccard, também suíço, se reveza com Borschberg na missão de dar a volta ao mundo na aeronave movida a energia renovável.

O Solar Impulse 2 registrou ao longo do percurso o recorde de voo solo mais longo e o de voo com maior duração numa aeronave movida a energia solar. A viagem completa do Japão ao Havaí durou exatos quatro dias e 22 horas.

Sozinho durante todo o voo numa cabine despressurizada, Borschberg passou os quatro dias podendo dar apenas cochilos de 20 minutos de duração de cada vez para manter o controle do avião solar. O aviador suíço estava equipado com um paraquedas e um bote, caso precisasse abortar o voo sobre o Pacífico.

Através de sua conta no Twitter, ele afirmou “estar surpreso” pela performance do Solar Impulse 2 e acrescentou que o avião é “extremamente confiável”.

O Solar Impulse 2 partiu de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, no início deste ano numa tentativa de cruzar o planeta sem usar uma única gota de combustível. A aeronave possui 17 mil células solares e baterias de lítio recarregáveis a bordo, permitindo voar durante a noite.

O Si2 alcança velocidades que variam entre 50 e 100 km/h. Suas asas têm 72 metros de envergadura, o que representa uma fuselagem pouco maior que a de um avião jumbo. Além disso, o veículo pesa, ao todo, 2,3 toneladas, o equivalente a um automóvel utilitário.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor