Solução fiscal acelera em 85% fechamento da Refinaria Nacional de Sal

CIOProjetosSoftware

Responsável pela produção e comercialização do Sal Cisne, líder no segmento, a Refinaria Nacional de Sal contratou a Compliance Fiscal para implantação de solução complementar ao Oracle J.D. Edwards Enterprise One para a gestão fiscal e como parte de um plano de modernização dos sistemas de gestão, antes baseados em um legado com mais de 20 anos de uso.

A escolha foi motivada pela necessidade de uma solução totalmente integrada ao Oracle J.D. Edwards Enterprise One e que pudesse atender às especificidades do seu segmento de mercado, que possui vários incentivos dos governos federal e estaduais por ser um produto da cesta básica, como explicou em nota Wilker Costa, Gerente de TI da Refinaria Nacional de Sal. “Na análise da solução verificamos que ela atende a todas a estas particularidades, além de oferecer uma arquitetura moderna e uma interface amigável para o usuário. O resultado é a elevada eficiência do atendimento das questões fiscais, desde a emissão e mensageria de nota fiscal eletrônica até assuntos mais complexos, como os blocos do SPED fiscal. Atualmente estamos trabalhando com o Bloco K. A Compliance Fiscal é uma empresa focada no cliente e suas necessidades e nos atendeu perfeitamente antes, durante e depois do nosso projeto”.

A integração do Compliance Fiscal ao Oracle J.D. Edwards Enterprise One é outra vantagem apontada por Wilker Costa. Segundo ele, a aderência entre ambos sistemas facilita a comunicação de dados e evita erros e retrabalhos. “Isso reduz o tempo de fechamento fiscal de 7 dias, anteriormente, para apenas 1, o que nos oferece uma redução de 85% do tempo investido no processo”.

Também pesou na decisão da Refinaria Nacional de Sal na escolha da solução Compliance Fiscal o fato dela incorporar todos os módulos para a apuração e controle dos tributos federais, estaduais e municipais diretos e indiretos, além da escrituração contábil e fiscal, incluindo controle dos impostos retidos, declarações, normativas e inteligência fiscal.

“Por ser uma plataforma unificada não temos mais que nos preocupar em ter que buscar no mercado aplicações complementares. Está tudo lá em uma única solução. Por exemplo, a mensageria envolve o envio dos arquivos xml do CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico), MD-e (Manifestação do Destinatário), MDF-e (Manifesto de Carga – Frete), NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) e NFS-e (Nota Fiscal Eletrônica de Serviços). A plataforma incorpora também todos os módulos para a apuração e controle dos tributos, a escrituração contábil e fiscal, o controle dos impostos retidos, as declarações, normativas e inteligência fiscal”, informa o executivo.

Além de contar com uma plataforma avançada de gestão fiscal, a Refinaria Nacional de Sal recebe da Compliance Fiscal todo o suporte às questões relacionadas às obrigações fiscais a partir de serviços complementares, tais como o acompanhamento das movimentações da SEFAZ nos estados, além de uma assessoria fiscal em vários aspectos, desde uma revisão das informações enviadas ao Fisco até mesmo a oferta de soluções adicionais para atender ao sistema fiscal e tributário brasileiro, que todos sabemos, é bastante complexo”, afirma Nilo Cascone Júnior, gestor fiscal da Refinaria Nacional de Sal.

A plataforma também oferece um módulo exclusivo de Inteligência Fiscal que garante a conformidade a partir do cruzamento das informações que formam a base das obrigações e garante que o que foi entregue tenha sido validado, evitando erros e correções posteriores.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor