Tecnologia Wi-Fi da Cisco é implantada em estações do MetrôRio

EmpresasGestão de RedesNegóciosRedes

A tecnologia de rede Wi-Fi da Cisco foi implantada nas estações de metrô do Flamengo, Largo do Machado e Catete, na capital fluminense.

Segundo a companhia norte-americana, esses locais contam agora com internet sem fio gratuita, operada através dos Access Points da companhia e da arquitetura Cisco Prime.

O serviço de Wi-Fi, prestado pela Linktel, já está em funcionamento desde março deste ano e é utilizado pelos usuários do Metrô, além dos estabelecimentos comerciais dentro das estações.

“Para o MetrôRio, é importante oferecer conveniência e serviços como o Wi-Fi gratuito que facilitem a vida do usuário, tornando sua experiência dentro do sistema metroviário ainda mais positiva”, afirmou o diretor de marketing do MetrôRio, Ricardo Nunes.

Com um fluxo estimado em 830 mil pessoas todos os dias, o MetrôRio conta atualmente com 2 linhas e 36 estações em funcionamento. Com a intenção de atender esse grande volume diário de pessoas, a concessionária responsável pelo modal realizou uma licitação para o oferecimento de Wi-Fi gratuito, com a recomendação de plataformas amigáveis às tecnologias da Cisco.

A Linktel foi escolhida para a prestação do serviço e para a implantação do projeto, iniciado em fevereiro de 2014. Foram instalados Access Points Cisco Aironet 2602-i e a controladora Cisco 8500, além da arquitetura Cisco Prime, tecnologia que integra as soluções Prime LAN Management Solutions (LMS) e Prime Network Control System (NCS) em um único pacote, simplificando o gerenciamento e a integração das redes.

“A facilidade de instalação da tecnologia Cisco contribuiu em muito com o andamento do projeto Wi-Fi do MetrôRio”, declarou o presidente da Linktel, Jonas Trunk.

A infraestrutura foi implantada em topologia “estrela”, interligada com a Central da concessionária e com os pontos de Wi-Fi dispostos nos mezaninos e nas plataformas.

A Cisco ressalta que apenas no mês de abril, o MetrôRio contabilizou quase 5 mil acessos nas três estações, sendo que a estação Flamengo foi a de maior volume, cerca de 2,1 mil autenticações.

Para utilizar a Internet sem fio, o usuário faz um cadastro com informações básicas – nome completo, RG, CPF e login/senha – e já está habilitado a se conectar. O cadastro é único (serve para todas as estações do MetrôRio) e é feito apenas uma vez. Quem tem o aplicativo da Linktel de outros locais também pode se conectar ao Wi-Fi do MetrôRio.

“A disponibilidade de Internet sem fio sozinha não é suficiente. É preciso que o sistema seja de fácil implementação e gerenciamento, agregando valor ao negócio do cliente. Estamos contentes que a tecnologia Cisco tenha proporcionado isso ao MetrôRio”, explica o gerente regional do segmento de Operadoras da Cisco, Junot Pitanga.

O executivo revelou que a concessionária ainda pretende implementar o Wi-Fi gratuito em todas as 36 estações atuais até o fim deste ano, na comparação com as 17 estações que já contam com esse tipo de serviço.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor