Android Marshmallow é o novo sistema operacional da Google

EscritórioMobilidadeSistemas Operacionais

O Android 6.0 Marshmallow é o mais recente sistema operacional da Google que sucede à versão 5.0 Lollipop. Para além do nome, a companhia desenvolveu uma adaptação do software para equipamentos Nexus.

Com as novas funções do Android M, o usuário poderá desativar o que não quiser que os aplicativos acessem, ou seja, terá maior controlo relativamente às informações pessoais a que esses programas têm acesso.

Para além de usufruir da “carteira virtual” Android Pay, tem um suporte para USB de tipo C e correções a algumas falhas do sistema operacional precedente.

Por forma a reduzir o consumo da bateria, foi criado o modo de energia Doze, que desativa automaticamente as funcionalidades que não estejam a ser utilizadas, o que aumenta a autonomia energética do aparelho. Quando o modo é ativado, o acesso à rede é desligado, assim como a sincronização de aplicativos e WiFi.

A companhia optou também por implementar, no próprio sistema, uma autenticação que usa os dados biométricos do usuário para realizar operações. O usuário poderá, por exemplo, confirmar uma compra ou aprovar alguma transação apenas colocando o dedo no sensor.

* Catarina Gomes é jornalista da B!T em Portugal


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor