Apple concebe projeto de condução autônoma

InovaçãoProjetos

De acordo com informação revelada pelo jornal britânico The Guardian, a Apple está desenvolvendo um novo gadget: um carro capaz de conduzir sozinho. O projeto, conhecido por Titan, se encontra atualmente em fase de testes.

Os rumores já circulavam há algum tempo, contudo não tinha sido dada confirmação. Segundo o The Guardian, em maio deste ano, engenheiros de um grupo de projetos especiais da Apple reuniram-se com representantes de uma antiga base naval perto de São Francisco, nos EUA. No encontro, de acordo com a publicação, foi discutida a conversão da base num espaço de testes para veículos autônomos.

Em documentos a que o jornal teve acesso, um dos engenheiros, Frank Fearon, escreveu que gostaria de saber a disponibilidade do espaço e como seria possível coordenar o uso com outros interessados. No entanto, a Apple não se pronunciou sobre tais documentos.

Randy Iwasaki, responsável pela Autoridade de Transportes Contra Costa, uma agência estatal responsável pela base naval que está a ser convertida, revelou ao The Guardian que assinou um acordo de confidencialidade com a empresa.

Esta tecnologia de automóveis que se conduzem sozinhos tem vindo a ser desenvolvida por diversas marcas ao longo de vários anos, nomeadamente pela Google. Se prevê que, dentro de poucos anos, se comecem a comercializar esses modelos de condução automática, sendo que a grande parte das fabricantes aponta 2020 como o ano de estréia destes veículos.

*Catarina Gomes é jornalista da B!T em Portugal


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor