Apple pode se tornar operadora virtual

4GMobilidadeOperadorasRedes

Cupertino deve estar prestes a expandir seus domínios para o ramo das telecomunicações, tanto nos EUA como na Europa. Pelo menos é o que aponta uma reportagem da Business Insider, que revela que a empresa já negociação avançada com operadoras para viabilizar o negócio.

A operação seria no modelo Mobile Virtual Network Operator (MVNO) ou Operador móvel virtual, que é um operador de telefonia que não possui rede própria nem frequências. Para funcionar, o MVNO utiliza a rede de outras operadoras, compra no atacado (minutos, SMS, dados) e paga um preço com desconto em relação ao preço médio do varejo ou tem participação na receita.

A Apple já tem uma tecnologia própria de SIM card programável, o Apple SIM, que equipa o iPad Air 2 e o Ipad Mini 3, e seria natural que ele equipasse uma futura geração de iPhones. Com a tecnologia, é possível atribuir múltiplas operadoras, e a própria Apple seria mais uma opção.

Em vez de pagar múltiplas operadoras, com diferentes planos, ou pular de operadora para operadora, a ideia seria pagar apenas para a Apple, que se encarrega de conseguir os melhores preços, com qualidade de serviço, e repassa para o cliente.

Existe essa conversa com as operadoras dos EUA e Europa há anos, mas pelo jeito só agora a tecnologia amadureceu ao ponto da transição entre as redes ser invisível para o cliente.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor