AT Internet disponibiliza webinar gratuito sobre performance em web analytics.

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A análise de dados se tornou estratégia essencial para qualquer organização, e com isso o grande desafio é encontrar pessoas ou soluções capazes de utilizar e entender essa massa de informações para ter melhores resultados.

A AT Internet, referência em Digital Analytics, disponibilizou um webinar gratuito, que aborda, entre outros assuntos, as técnicas para a obtenção dos melhores resultados.

Com duração de uma hora, Bruno Simões, Consultor Sênior de Negócios da AT Internet, demonstrou algumas práticas de um modelo simples de gerenciamento, que efetivamente traz resultados positivos para os negócios, além de mostrar como fazer com que toda a estrutura de uma empresa fique voltada aos dados e suas decisões sejam tomadas a partir destas análises.

Como início, um projeto bem desenvolvido de web analytics precisa seguir três etapas: a definição do monitoramento, que engloba as metas, KPIs e construção dos dashboards; a exploração das análises comportamentais e o reprocessamento de dados; e a otimização destas informações, que consiste no processo de decisão que resulte na implementação de ganhos operacionais.

“Um problema que temos aqui no Brasil é que muitas pessoas não sabem o real objetivo de seu site, e quando acontece isso, metas não podem ser estabelecidas, o que consequentemente faz com que não saibam o que analisar para extrair valor”, analisa em nota Bruno Simões.

Para atingir os melhores resultados, antes de tudo, o profissional precisa determinar os KPIs (métricas que contribuem para a avaliação da atividade em relação às metas estabelecidas) de acordo com o perfil de sua plataforma. “O que precisamos fazer é entender onde nosso cliente se encontra no fluxo de engajamento, não focando apenas no momento da conversão, e sim guiando o nosso usuário e otimizando cada passo deste objetivo”, declara Simões.

A definição da abordagem prática de uma análise de dados é outra técnica de extrema importância para a melhor performance, sendo preciso descrever o que aconteceu (período, analisar queda, perímetro e perfil); identificar fatores de influência (eventos internos e externos, problemas técnicos, mudança de comportamento); aceitar ou rejeitar as causas identificadas (levantar hipóteses e questioná-las); mensurar a contribuição de cada fator; e recomendar ações a serem realizadas.

Para o sucesso completo, cada site deve focar no processo de melhoria contínua, através de testes e ciclos de aprendizagem, além de optar por KPIs que estejam de acordo com a necessidade de cada campanha. Para uma melhor estruturação de um monitoramento, é fundamental acompanhar os KPIs que afetam a sua meta; garantir a qualidade de seus dados; experimentar ações para melhorar seus objetivos, além de explorar os resultados e anomalias com recorrência.

Para os melhores resultados em plataformas de e-commerce, por exemplo, é necessário observar o perfil do público que entra no site, analisando o seu perfil sociodemográfico, hábitos de consumo, sensibilização, metodologia de acesso e lealdade de cada um. Identificando cada um desses grupos com comportamentos similares, é possível trabalhar o conteúdo e ter muito mais sucesso na comunicação com cada um. “Com a integração de web analytics, conseguimos saber a preferência de todos os tipos de pessoas e saber sobre as suas escolhas, tendo uma comunicação mais precisa, e unificada em todos os canais”, conclui Simões.


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