Atos aproveita Big Data para tornar ruas mais seguras

Big DataData Storage

A cidade europeia de Eindhoven encontra-se um passo mais à frente graças ao inovador Projecto-Piloto CityPulse, garante a Atos.

A Atos, empresa europeia com presença no Brasil, é a responsável pelo consórcio de entidades que está a desenvolver uma solução inovadora que visa aumentar a segurança nas ruas da cidade de Eindhoven, na Holanda. Através da utilização do Big Data, as autoridades holandesas poderão tomar decisões sustentadas por forma a manter a sua cidade mais segura, diz a empresa em nota de imprensa. “Os primeiros indicadores resultantes do Projeto-piloto CityPulse foram analisados e revelaram-se muito positivos”.

O CityPulse tem vindo a ser desenvolvido pela Atos em paralelo com alguns parceiros chave, incluindo o Instituto de Proteção e Segurança Holandês (DITSS) e a Intel. O seu objetivo é ajudar a cidade de Eindhoven a controlar a Rua Stratumseind. Esta é a rua com mais bares na Holanda, onde mais de 50 pubs e clubes noturnos recebem cerca de 20 mil visitantes todos os fins-de-semana.

Segundo Bianca van Kaathoven, vice-presidente da cidade de Eindhoven: “o CityPulse é muito importante para nós, na medida em que Eindhoven é uma cidade inovadora. Utilizamos os espaços públicos para o desenvolvimento de ideias novas. O CityPulse está a ajudar-nos a tornar a Rua Stratumseind num local mais seguro e divertido para todas as pessoas. Estamos impressionados pelos primeiros resultados e pelo trabalho que a Atos conseguiu na gestão de um consórcio que engloba vários parceiros.”

A Atos lidera este projeto que combina análises de dados recolhidos e tratados graças às tecnologias de big data, em tempo real e com garantia de privacidade. Os cientistas de dados trabalham esses indicadores, criando padrões inteligentes e posteriormente informam as autoridades, para que estas possam tomar decisões e desencadear ações específicas. Além de analisar dados de vídeo e som, através de câmaras e microfones de vigilância, a media social também é utilizada para criar uma imagem completa do cenário. Estas soluções vão ajudar as autoridades a dar resposta a situações desagradáveis e evitar o aumento das mesmas.

 


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor