Blackboard renova solução de aprendizagem colaborativa

GestãoSkills

A Blackboard lançou uma nova versão de sua solução de comunicação interativa, a Collaborate. A tecnologia renovada já está disponível no mercado brasileiro e é direcionada para professores, alunos e para o segmento corporativo.

A nova solução de videoconferência através da web, em tempo-real e totalmente em português, assenta em tecnologia WebRTC. Em seu website, a Blackboard escreve que, com a Ultra Experience, a Collaborate abre diretamente no browser, o que dispensa a instalação de software adicional para se juntar a uma conversa. Com a solução, podem se partilhar documentos e aplicações, bem como utilizar uma tela branca virtual para mostrar aos restantes participantes idéias, esquemas ou desenhos, feitos no momento.

A companhia diz, em comunicado, que a Collaborate pretende “aumentar o envolvimento de professores, estudantes e usuários corporativos”, a grande audiência da solução.

O responsável do departamento de TI do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB), Rodrigo Estevam, afirma que têm utilizado a versão beta da mais recente versão da Collaborate e que a resposta tem sido muito positiva. “O design simples, moderno e intuitivo facilita a adoção para todos os usuários, e melhora a experiência geral do ensino e aprendizagem online, superando as barreiras físicas de ensino à distância”, comenta. O gerente revela ainda que o IESB está fazendo planos para alargar a utilização da nova solução, para fins de formação interna de pessoal.

No dia 21 de julho, a Blackboard apresentou ao mundo a sua nova visão do Ensino e da Aprendizagem, e é nesse contexto que surge essa versão da Collaborate, melhorada, mais interativa e com novas ferramentas que incrementam a capacidade de aprendizagem remota.

Matthew Small, vice-presidente da área de Negócios Internacionais da Blackboard, explica que o “Blackboard Collaborate com Ultra Experience é o primeiro exemplo tangível de como a nova abordagem holística vai mudar a forma como os alunos e instrutores interagem uns com os outros”.

A renovação da solução visava simplificar a sua utilização e incrementar os benefícios da aprendizagem feita através dela. “Estamos entregando uma solução de colaboração online superior que irá beneficiar os alunos, professores e usuários corporativos em todo o Brasil”, refere Small.

* Filipe Pimentel é jornalista da B!T em Portugal


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor