“Boa ciência exige espírito crítico”, afirma ministro

ProjetosSetor Público

No 5º Encontro do Hotel de Hilbert, maratona de matemática, Aldo Rebelo defendeu a necessidade de um fazer científico que sirva à humanidade e apontou a importância dessa área do conhecimento.

Em sua fala no 5º Encontro do Hotel de Hilbert, maratona da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), ele apontou a importância dessa área do conhecimento com tal objetivo, avançou o Ministério em nota de imprensa.

Entre outros exemplos, ele citou o domínio do átomo como algo que permitiu grandes avanços na geração de energia e na medicina, mas também propiciou a fabricação da bomba usada duas vezes pelos Estados Unidos contra o Japão na 2ª Guerra Mundial. “Às vezes a melhor ciência está a serviço da pior política”, alertou.

“O saber é como uma montanha que nunca termina. Escalá-la exige disciplina e coragem, e é preciso que se faça isso com espírito crítico”, disse, acrescentando que é necessário construir esse olhar tanto com relação aos governos e ao Estado como às escolas.

No que diz respeito à habilidade matemática, Aldo comparou-a à alfabetização. “O conhecimento matemático é uma espécie de vacina contra uma sociedade que ainda é individualista. Com ele, a pessoa é capaz de melhor se defender de manipulações que procuram impor interesses que não são os comuns e gerais”, observou.

Para o ministro, trata-se de um domínio necessário para formar não só professores e engenheiros, mas também cidadãos. O reconhecimento dessa disciplina, ressaltou, deve ir além de sua utilidade, compreendendo-a como fator de bem-estar material e espiritual, que proporciona qualidade de vida e informação.

O evento teve a participação do diretor do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), César Camacho, e do coordenador-geral da Obmep, Cláudio Landim. A atividade, promovida pelo Impa, reúne os 200 alunos de todo o País que alcançaram os melhores desempenhos no Programa de Iniciação Científica (PIC), da Obmep.

O nome do Encontro homenageia David Hilbert, um dos maiores matemáticos do século 20. Os alunos participam de palestras, oficinas, minicursos, maratonas e jogos matemáticos.

Agendas em Florianópolis

Na capital catarinense, Aldo Rebelo também deu palestra sobre “Mobilização empresarial para a inovação”, na Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), e participou da abertura do evento Fomento à Inovação SC, ao lado o governador do Estado, Raimundo Colombo, e do prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Júnior.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor