Boletim de Ocorrência online é usado como isca por criminosos digitais

SegurançaVírus

A Stity Tecnologia, representante da Avast no Brasil, emitiu um alerta sobre a ação maciça dos criminosos cibernéticos nas últimas semanas na tentativa de roubar dados financeiros e de cartões de crédito dos através do envio de e-mail falso se passando por um Boletim de Ocorrência Policial pela Internet.

O e-mail é sobre uma falsa comunicação solicitando comparecimento para “exclarecimentos” – errado mesmo, com X – sobre uma suposta denúncia conta o dono do e-mail destinatário.

A comunicação solicita o comparecimento para os ditos esclarecimentos. Em anexo vem um PDF que contém um cavalo de troia que se instala no computador quando o arquivo é aberto.

Marco Rodrigues, diretor da Štíty Tecnologia, orienta que este tipo de mensagem nunca seja aberto e orienta a apagá-la imediatamente. “É muito importante que o usuário nunca acredite em todos estes tipos de e-mails que recebe e que mantenha seu sistema de antivírus sempre atualizado e que possua recurso Antispam para bloquear este tipo de mensagem. Os órgãos governamentais nunca enviar este tipo de comunicação por e-mail, na dúvida é melhor usar a central de atendimento dos serviços públicos para obter informações corretas”.

Claro que um pouco de atenção sempre é bom. Um erro grosseiro de português em um documento oficial evidencia no ato que se trata de um golpe.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor