Brasileiros criam primeira empresa especializada em cidades inteligentes do país

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Fundada com o objetivo de suprir a demanda aquecida por novos modelos de gestão urbana, a Tacira iniciou sua operação já com escritórios em São Paulo e Londres, com um portfólio de soluções baseadas em tecnologias que atendem à todas as etapas do projeto de cidades inteligentes, de ponta a ponta.

Com o suporte financeiro do Grupo Ceres – que nos últimos dez anos investiu em uma dezena de companhias de diferentes segmentos, inclusive Tecnologia – a nova empresa é dirigida por Washington Tavares, executivo com grande experiência em comunicação digital e líder da comunidade mundial do TM Forum para Smart Cities.

De acordo com a companhia, atualmente no mercado brasileiro não existe uma oferta que inclua a integração e a informação consolidada entre as soluções – como por exemplo educação e segurança – havendo apenas a entrega de serviços digitais, porém não inteligentes. A metodologia exclusiva da Tacira, que está alinhada às melhores práticas internacionais, propõe uma abordagem integrada para a construção de um projeto consistente, que atende à situação específica do município. A Tacira estima que nos dois primeiros anos de operação sua tecnologia beneficie cerca de 10 milhões de cidadãos.

“A inteligência da cidade começa mesmo a acontecer quando as informações geradas pela tecnologia e pelos usuários são vistas de forma integrada e com objetivos bem definidos”, ressalta Tavares.

Como Tavares explicou em comunicado, as soluções inteligentes reduzem os custos operacionais de manutenção e aumentam o tempo de vida da infraestrutura dos municípios. “A informação gerada por este tipo de tecnologia melhora o monitoramento e a gestão da cidade, além de possibilitar que gestores e cidadãos façam uma utilização mais consciente dos recursos públicos. Se a Secretaria de Saúde é informada sobre focos de dengue em uma região da cidade ou se um cidadão reclamar de buraco no asfalto de uma avenida, por exemplo, as ações podem ser imediatas, direcionando corretamente os recursos, aumentando a eficiência dos serviços, a qualidade de vida e a satisfação da população.”

Inicialmente, a Tacira concentrará esforços na oferta de soluções para as verticais de educação, segurança e saúde – demandas importantes para os segmentos público e privado, além de ambientes inteligentes – denominados smart places.

Três projetos-piloto já estão sendo conduzidos pela Tacira. Na cidade de Águas de São Pedro, primeira cidade digital do país localizada no interior de São Paulo, a companhia está desenvolvendo o Boulevard Gourmet, projeto que visa tornar o boulevard da Rua João Azevedo em um local turístico, com restaurantes, feiras gastronômicas e espaços de entretenimento. Por meio de Smart Solutions a população terá acesso a infraestrutura pública de Wi-Fi, hotsites com guias e informações da cidade, check-in na área com integração Foursquare, Facebook e Google, além de receber notificações nos canais (aplicativo, web e e-mail) sobre promoções, clima, eventos, entre outros.

Já na cidade de Lavras, no sul de Minas Gerais, o projeto é direcionado para o combate à dengue, uma vez que a região concentra maior volume de focos da doença. A Tacira criou um aplicativo que funciona como um canal direto entre a população e o Poder Municipal. Através do aplicativo CIVIS, o usuário fotografa o local suspeito de foco da dengue, envia a imagem e solicita a visita de um agente da Prefeitura. Um dispositivo de geolocalização leva a equipe até o local e o foco é removido.

O terceiro piloto é a aplicação de um Smart Place na praça José Bonifácio na cidade de Itatiba. A praça receberá WiFi público, totens que apresentam informações do local, indicadores inteligentes permitindo à população interagir publicar e compartilhar informações socialmente entre outras soluções inteligentes. Para otimizar o engajamento com os usuário, o projeto utiliza-se do conceito gamification, que incentiva o acúmulo de pontos por meio dos canais e interações para o recebimento de bonificações e promoções baseadas no ranking de interação e visitação ao local.