Especialistas debatem uso de tecnologias móveis durante Fórum RNP 2015

AppsMobilidadeSmartphones

Os desafios do uso de tecnologias móveis para áreas como ciência, educação, saúde, cultura e defesa serão o centro dos debates programados para o a edição 2015 do Fórum RNP, em Brasília.

Organizadas em painéis paralelos as apresentações vão abordar a mobilidade a partir da visão dos palestrantes. O pesquisador sênior da instituição norte-americana Educause, Christopher Brooks e representantes da Universidade de São Paulo (USP), da Fundação Lemann e do Tribunal de Contas da União (TCU) confirmaram presença no evento.

Brooks, representante da comunidade norte-americana de organizações de ensino superior empenhadas no avanço da aprendizagem por meio da inovação, promete apresentar a visão sobre os principais paradigmas da incorporação da mobilidade no ensino.

A advogada especialista em Direito Digital, Patrícia Peck, pretende palestrar sobre os riscos que acompanham a escalada dos dispositivos e aplicações móveis. Desde 2005 ela trabalha com instituições de ensino para estabelecer os ajustes necessários às novas relações e a realidade tecnológica no meio acadêmico.

Autointitulada a primeira instituição brasileira a utilizar institucionalmente um sistema de cloud computing, a USP vai esclarecer detalhes sobre o futuro da computação em nuvem, em apresentação guiada pelo diretor de TI da instituição, Cyrano Rizzo.

Responsável pela instalação da primeira nuvem universitária da América Latina e da primeira no Brasil no segmento acadêmico, ele abordará a viabilidade de sistemas de cloud, utilizando como referência a experiência implementada na USP.

Realizado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), o Fórum RNP 2015 acontece entre os dias 25 e 27 de agosto, na capital federal e é aberto ao público, mediante pré inscrição. Mais informações sobre inscrições pode ser acessadas pelo portal oficial da conferência.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor