Facebook sofre novamente com roubo de senhas

GestãoGestão de RedesRedesSegurançaSoftware

A Empresa de segurança ESET detectou campanha maliciosa desenvolvida para roubar credenciais do Facebook utilizando vídeos de sites falsos.

A ESET, desenvolvedora de soluções de segurança da informação, alerta sobre um novo scam que circula nas redes sociais e tem o objetivo de roubar senhas dos usuários. Para atrair as pessoas, os cibercriminosos utilizam vídeos de falsos sites no Facebook. Ao clicar sobre a publicação, a vítima acessa um link encurtado e é direcionada para uma página falsa.

Ao contrário de outros códigos maliciosos que são ativados por um único tipo de vídeo, o novo golpe utiliza cinco falsos sites, com mais de 30 tipos de vídeos. A técnica utilizada ajuda a ampliar o número de potenciais vítimas do ataque.

Outra diferença das campanhas maliciosas anteriores é o fato que uma vez que o vídeo é selecionado pelo usuário, a pessoa é direcionada para uma página na qual é solicitado o compartilhamento do conteúdo na linha do tempo de seus amigos.

Ao confirmar a opção, outra janela se abre e uma nova autenticação na rede social é requerida. No entanto, trata-se de um domínio totalmente diferente, que, na verdade, é uma página falsa onde o cibercriminoso rouba as credenciais da conta do usuário.

“Nos últimos anos, têm aumentado a popularidade das redes sociais no Brasil e no mundo. No entanto, muitos usuários ainda ignoram que estão expostos a uma série de ameaças cibernéticas nesses ambientes”, afirma Camillo Di Jorge, Country Manager da ESET no país.

“Por isso, atacantes utilizam golpes de engenharia social para enganar os usuários desavisados. Recomendamos sempre verificar a URL para se certificar que está logado na página correta e seguir as orientações de segurança ao navegar nas redes sociais”, afirma.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor