Harley-Davidson adota tecnologia da TOTVS

ERPHOMESoftware

O software de gestão da TOTVS foi escolhido pela Harley-Davidson para suportar toda a operação da companhia no Brasil. O sistema acompanha o processo completo de fabricação dos 21 modelos de motocicletas produzidos na fábrica de Manaus e apresenta o status do plano de produção às concessionárias e à área comercial, permitindo criação de estratégias de vendas de acordo com o estoque e capacidade produtiva.

A montadora utiliza o software de gestão da TOTVS desde 1998, e uma nova versão do sistema foi implementada em 2014.

Para melhorar os resultados da adoção da nova versão do ERP, participaram do projeto profissionais da Harley-Davidson dos Estados Unidos, da fábrica no Brasil, e da área comercial da empresa, que mapearam os processos e definiram o fluxo das rotinas e o escopo do software antes da implementação.

A TOTVS Consulting foi responsável pela Gestão da Mudança, minimizando os impactos da transformação na organização, e pela Gestão do Projeto (PMO) durante a implementação.

“A Aderência do ERP da TOTVS às necessidades do mercado brasileiro e o profundo conhecimento da legislação e complexidade do ambiente de negócios no país influenciaram a tomada de decisão. A parceria de longa data entre as duas empresas também fez a diferença na escolha,” informou em nota Celso Ganeko, diretor Superintendente Industrial da Harley-Davidson.

De acordo com a TOTVS, o redesenho do fluxo de processos e a implementação da nova versão da solução conferiu inúmeros ganhos à companhia, em especial no chão de fábrica. Além de maior produtividade, houve uma melhoria no relacionamento entre as diferentes áreas da companhia.

Para garantir a padronização e, ao mesmo tempo, o atendimento à legislação da Zona Franca de Manaus, 95% da matéria-prima vem dos Estados Unidos e 5% é local. A ferramenta da TOTVS controla desde o recebimento do material até a expedição da motocicleta, passando pelo desembaraço das peças, a inserção delas no sistema, controle de estoque, abertura da ordem de produção até o encaminhamento do produto acabado ao estoque. O acompanhamento das rotinas de manufatura é realizado inteiramente dentro do módulo de Planejamento e Controle de Produção (PCP) que é atualizado conforme o andamento do nível de produção, qualidade e segurança, entre outras métricas da Harley-Davidson.

Além disso, a ferramenta viabilizou a criação e a visualização de inúmeros outros processos, aprimorando a relação entre a fábrica, a área comercial e as concessionárias. “Por meio de um portal web, as concessionárias interagem com a nossa área comercial. A informação gerada no ERP durante o processo produtivo alimenta o portal web, facilitando a alocação e a comercialização das motocicletas. A partir da definição de envio da mercadoria para uma concessionária, a solução realiza o faturamento automaticamente”, informou em nota Adriano Martins, gerente de TI da Harley-Davidson Brasil.

Celso Ganeko comenta ainda que a adoção de uma nova versão do sistema da TOTVS foi uma decisão bastante acertada. “Conseguimos reduzir o tempo de produção e processamento das informações, aumentando, ao mesmo tempo, a confiabilidade dos dados. Além disso, a solução possibilitou uma melhor tomada de decisão devido à integração das informações, aprimorando a performance da operação da companhia no Brasil.”

“Visando ser cada vez mais essencial aos nossos clientes, a TOTVS foca os seus esforços no desenvolvimento de soluções que atendam às dores específicas de cada setor. A otimização dos processos de chão de fábrica é primordial para o ganho de eficiência e produtividade de uma manufatura”, finaliza Carlos Valle, diretor Executivo de Serviços da TOTVS.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor