Huawei e CPqD criam laboratório de confiabilidade para indústria

HOME

Durante o Huawei Press Summit 2015, evento para imprensa promovido pela multinacional chinesa onde foram discutidas soluções de tecnologia para cidades inteligentes e o futuro das telecomunicações e Internet das Coisas, a Huawei anunciou a instalação de um laboratório de ponta, em parceria com o CPqD, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de estudos e metodologias de testes de equipamentos de TIC.

Como explicou Tito Ocampos (foto), Gerente de Pesquisa & Desenvolvimento da Huawei, a iniciativa é uma extensão da parceria que as duas organizações firmaram em 2013.

“Uma das missões do Centro de P&D da Huawei é a disseminação da tecnologia de padrões abertos e o fomento da criação de um ecossistema de inovação em que há engajamento dos diversos atores da sociedade e da indústria de TIC. Com mais este acordo com o CPqD, a Huawei reafirma seu compromisso de longo prazo com a inovação no Brasil e amplia sua liderança em inovação e no mercado de redes de telecomunicações de próxima geração”, afirmou

Localizado em Campinas (SP), nas instalações do CPqD, o laboratório de confiabilidade conta com um ambiente com infraestrutura de testes e avaliação de conformidade para novas tecnologias de acesso, redes ópticas para transmissão em alta velocidade (GPON) e núcleo de rede de alta velocidade. De acordo com a Huawei, o CPqD é a única organização capaz de realizar testes de certificação para equipamentos e fibras ópticas no Brasil, atendendo a normas nacionais e internacionais.

Campos enfatizou que o esforço faz parte de um pesado investimento global da Huawei em invoação, que possui uma rede de centros de P&D conectados ao redor do mundo, com cerca de 70 mil profissionais – o equivalente a 45% da estrutura da empresa.

Só em 2014, a Huawei investiu mais de US$ 6,5 bilhões em pesquisa e desenvolvimento globalmente, e o Brasil atraiu parte dos investimentos por ser um mercado prioritário para a estratégia da companhia.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor