Juniper e Grupo Binário discutem SDN e NFV no Fórum RNP

CloudMobilidadeRedesVirtualização

A Juniper Networks e o Grupo Binário vão participar do 4º Fórum RNP, que acontece em Brasília de 25 a 27 de agosto. O evento reunirá desde especialistas e fornecedores de TIC até diretores de universidade e gestores públicos.

A quarta edição do Fórum acontece no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, na capital do Distrito Federal, e, entre os vários participantes, se encontra o engenheiro de sistemas da Juniper, Leandro Gonçalves, que abordará as temáticas do Software-defined Networking (SDN) e do Network Functions Virtualization (NFV). O representante vai procurar mostrar como as empresas podem tirar o máximo partido dessas duas grandes tendências tecnológicas.

Um estudo da Infonetics Research, de março de 2014, indica que, dentro dos próximos anos, todas as grandes operadoras estarão adotando sistemas de SDN para automatizar suas redes, tornando-as mais ágeis e eficientes.

Através da parceria com o Grupo Binário, a Juniper distribui tecnologia SDN e NFV, como a linha de roteadores PTX, o roteador virtual vMX e a plataforma de software baseado em OpenStack, Contrail Cloud, “para orquestração de recurso de cloud e gestão de ciclo de vida que, juntos trazem computação, rede, storage e virtualização”, como explica as empresas em nota.

O tema central do 4º Fórum RNP é a Mobilidade, e serão discutidos os grandes desafios e as oportunidades geradas pelas tecnologias móveis em áreas como Ciência, Educação, Saúde, Cultura e Defesa. A par disso, serão também abordados assuntos como “computação em nuvem, governança e liderança, legislação e regulamentação, operação de TIC, gestão de identidade, redes e novas tecnologias, segurança e privacidade, telessaúde e telemedicina, e-Ciência”, revelam fontes oficiais.

* Filipe Pimentel é jornalista da B!T em Portugal


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor