Nokia fecha negócio e vende Here Maps

HOMEInovaçãoMobilidade

O consórcio formado pelas montadoras alemãs Audi, BMW e Daimler anunciou a aquisição do serviço de mapas Here da Nokia, com o objetivo de integrar a tecnologia em seus veículos, tanto em sistemas independentes de navegação GPS quanto em futuros projetos avançados de carros conectados.

Concorrente direto do Google Maps, o Here da Nokia estava sendo cortejado por Uber e Baidu, mas nas duas últimas semanas, surgiu a possibilidade da compra por parte de um consórcio liderado pelas montadoras.

Em nota, a finlandesa informou que a venda “deverá ser concluída no segundo trimestre de 2016”. O negócio é estimado em US$ 3 bilhões.

Em comunicado, as montadoras declararam que o Here “estabelece os alicerces para a próxima geração de serviços de mobilidade e localização”. “Para a indústria automotiva, esta é a base dos novos sistemas de assistência e, finalmente, para a condução totalmente autônoma.”

Para a Nokia, é um bom negócio. Ela ganha mais foco para seu negócio principal, que hoje é o de infraestrutura de telecomunicações. Para as montadoras, é uma oportunidade de ouro para se livrarem da dependência de terceiros. Em pouco tempo o custo da aquisição será amortizado, com a vantagem que a tecnologia de geolocalização do Here é extremamente sólida e já roda suave em iOS, Android e Windows Phone.

O próximo passo será a inclusão de outras montadoras no consórcio liderado por Audi, BMW e Daimler, o que vai amortizar ainda mais esse custo. O Here pode ser o embrião de uma plataforma única para um sistema autônomo de veículos, coisa que tem sido o objetivo do Google e que a Apple está de olho – conversando inclusive com BMW.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor