Rio Info é já em setembro e vai ter como foco a experiência do usuário [video]

EmpresasNegócios

A Riosoft foi o primeiro parceiro da B!T no Brasil, uma aliança que começou sob o Termo de Cooperação da Aceleradora do Atlântico, que, de acordo com Alberto Blois, “é uma forma de auxiliar, tanto as empresas brasileiras quanto portuguesas, nos seus processos de internacionalização”. Depois de quase quatro anos de colaboração, João Miguel Mesquita conversa com executivo brasileiro no primeiro da uma série de conversas sobre o as TI no Brasil.

Foi a Riosoft que permitiu á B!T aproximar-se da comunidade empresarial do Brasil e instalar-se no país “como se de uma empresa brasileira se tratasse”.

Este ano, a Riosoft vai realizar a 13ª edição do Rio Info, um evento dedicado a todo o setor de TI do Brasil e, como o nome indica, acontece no Rio de Janeiro, embora, como diz o diretor executivo da Riosoft, “tem uma capilaridade nacional”. O Rio Info pode ser descrito como o “Encontro Nacional de Tecnologias e Negócios”, e este ano será um espaço de discussão focada na experiência do utilizador de tecnologia.

A estratégia do Rio Info 2015 passa pela análise da tecnologia como ferramenta do setor público, e, desta forma, as empresas de tecnologia poderão aprimorar os seus produtos e serviços às exigências dos seus clientes e atenuar as falhas sentidas.

Algumas das conferências do evento debruçam-se sobre temas como o processo judicial eletrónico, a cobertura tecnológica dos grandes eventos desportivos, a indústria dos videojogos, as TI na saúde, na educação e na cultura. “Estamos a trazer a transversalidade das TI para dentro do Rio Info”, comenta o CEO.

O Rio Info terá também duas mesas redondas dedicadas ao desporto, nomeadamente ao futebol, que o CEO diz ser uma religião comum a todos os brasileiros. Um dos painéis irá discutir a cobertura dos eventos futebolísticos por media eletrónicos. O outro vai debruçar-se sobre as estratégias digitais dos clubes de futebol, por exemplo, ao nível da comunicação com as comunidades de adeptos.

Questionado acerca do impacto que a crise económica vivida na Europa e no Brasil poderá ter ao nível da adesão das empresas ao Rio Info 2015, o CEO disse que “Crise é igual a oportunidade” e que as TI ajudam os negócios a tornarem-se mais fortes e mais competitivos. O CEO da Riosoft mostrou-se confiante de que a participação será positiva e acrescentou que os investidores internacionais veem no Brasil oportunidades de negócio.

O Rio Info estimula a criação de parcerias, seja na América do sul, seja na Europa.

A B!T chegou ao Brasil em 2011, pela mão da Riosoft, e posiciona-se agora, no Brasil, como uma autoridade de informação no segmento B2B das Tecnologias de Informação. A revista online tem redação já no Rio de Janeiro e em São Paulo, e prepara-se para abril uma delegação em Curitiba.

Esta conversa marca o início de uma série de programas e entrevistas, conduzidos pela B!T, que pretendem refletir sobre o mercado tecnológico.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor