Seal Telecom atualiza sistema de​ ​videoconferência da Usiminas

ProjetosRedesVoIP

A Usiminas, um dos maiores complexos siderúrgicos da América Latina, identificou a necessidade de facilitar a comunicação entre suas filiais, presentes em seis estados brasileiros, e escolheu a Seal Telecom, integradora de soluções, para desenvolver um projeto que aplicou alta tecnologia de comunicação presencial nas unidades de Belo Horizonte (MG), Ipatinga (MG), Cubatão (SP), Guarulhos (SP).

A empresa precisava atualizar o sistema de videoconferência para continuar usufruindo dos benefícios proporcionados pela solução, como a redução da necessidade de viagens de seus gestores, executivos e colaboradores às unidades. “Buscávamos um projeto inovador que integrasse as unidades da Usiminas, e as demais empresas do grupo, de maneira eficiente. Assim, optamos por continuar com a parceria de longa data com a Seal Telecom, devido a sua expertise em soluções integradas de vídeo e áudio e a sua capacidade de implantar um moderno sistema de videoconferência. Além de prestar todo o suporte técnico necessário para a manutenção dos equipamentos e avaliar a necessidade de aprimoramento do projeto”, explicou em comunicado o especialista em Tecnologia da Informação Pleno da Usiminas, Jayme Caldeira Brum.

A Usiminas conta atualmente com 130 salas de videoconferência. O projeto também engloba a manutenção e o suporte dos equipamentos e a avaliação constante de necessidade de expansão. Os principais benefícios do projeto foram a possibilidade de realização de videoconferências com qualidade de imagem até Full HD, treinamentos à distância, compartilhamento de arquivos durante as conexões, inclusão de usuários remotos nas conferências via desktop e uso de dispositivos portáteis para a realização de conexões.

Para modernizar o sistema de comunicação e ampliar o uso da tecnologia entre seus colaboradores foram implantados equipamentos que compõem uma solução integrada de comunicação com qualidade Full HD controlada por Multipoint Unit Control (MCUs). Estes aparelhos gerenciam as conexões entre os usuários e são capazes de fazer, cada um, até 15 conexões em alta definição, suportando até 180, simultaneamente.

As salas de videoconferência foram equipadas com os terminais de alta tecnologia e acessórios como TV, projetores e as salas maiores receberam sistemas de processamento de áudio e automação.

Também foi fornecida solução de acesso via internet através de notebooks, desktops, tablets e smathphones pelo software Scopia Desktop. O que possibilita acessar instantaneamente materiais compartilhados, como planilhas, documentos e imagens ou visualizar o que foi discutido previamente na reunião, em caso de atrasos ou outros contratempos.

Por meio destas tecnologias que atuam de forma integrada, a Usiminas tornou sua comunicação mais eficiente e as reuniões de negócios mais abrangentes. O projeto apresentou melhorias significativas de imagem e conexão, além de facilitar o contato com fornecedores e prestadores de serviço.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor