Demanda por dados estimula Sucesu-RS a criar grupo de BI

Base de DadosBig DataBusiness IntelligenceCloudData Storage

Apoiar a tomada de decisão do gestor nos negócios a partir da coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações. Este é o papel das soluções em Business Intelligence (BI), que serão o foco dos debates no novo grupo da Associação dos Usuários de Informática e Telecomunicações do Rio Grande do Sul (Sucesu-RS).

Batizado de GU-BI, o grupo visa reunir a comunidade de Business Intelligence no Rio Grande o Sul para troca de ideias, apresentação de cases, estudos de mercado, métricas, metodologias e melhores práticas de implementação desse tipo de solução nas organizações.

Segundo Paulo Ricardo Rocha, diretor comercial da Business Tech, e coordenador do GU-BI, em um mercado que valoriza cada vez mais a informação, o Business Intelligence é essencial para o planejamento estratégico e tomadas de decisão das empresas.

O grupo surge para atender o aumento da demanda do BI dentro da TI. “A estabilidade dos sistemas de gestão empresaria (ERP´s) no mercado gaúcho e com isso a necessidade das empresas em extrair informações destes ERP´s para tomada de decisão, assim como o crescimento dos volumes de dados (Big Data) são motivadores”, afirma Rocha.

Avaliar as diversas plataformas oferecidas pelo mercado será outro objetivo do grupo. “São ferramentas que devem ser analisadas caso a caso, vendo o custo-benefício de cada uma na realidade da empresa”, diz o executivo.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor