Entrevista da Semana: Ericsson aposta forte no Wi-Fi Calling [com vídeo]

MobilidadeSmartphones

A B!T conversou com Jesper Rhode da Ericsson Brasil sobre aposta da companhia sueca que me breve estará disponível no seu celular.

Tal como noticiamos a semana passada, a Ericsson aposta forte no Wi-Fi Calling, um serviço  que permite aos usuários realizarem chamadas de voz e enviar mensagens de texto de seus smartphones utilizando uma rede Wi-Fi ao invés da tradicional conexão telefônica.

A B!T conversou com Jesper Rhode da Ericsson Brasil sobre esta aposta da companhia  sueca, que me breve estará disponível no seu celular.

Olhamos ainda para o estudo elaborado pela ConsumerLab, departamento da Ericsson que se dedica a estudar o comportamento dos usuários.

As principais conclusões do Estudo:

A conexão Wi-Fi é uma das principais formas de conectividade procurada pelos brasileiros em suas viagens. Ainda de acordo com o estudo, 83% dos usuarios de smartphone que viajam para o exterior se conectam a este serviço sempre que ele está disponível e 77% preferem se hospedar em hotéis onde o acesso a rede sem fio é liberado para os hóspedes. No entanto, os viajantes ficam dependendo de aplicativos de comunicação, o que ainda é uma barreira para 64% dos usuários.

Para os entrevistados que fazem viagens internacionais não é preciso usar um aplicativo ao fazer chamadas (30%) e a redução dos custos de roaming (27%) são os principais fatores que tornam o serviço atrativo. No Brasil, 48% dos usuários afirmam que as suas contas de celular referentes ao período em que estavam viajando acabam atingindo valores mais elevados do que o planejado, especialmente para uso de voz e de dados.

Para evitar surpresas na conta, 26% dos entrevistados brasileiros desligam o smartphone ou o deixam em modo avião durante a viagem. E, em se tratando de chamadas de voz, 52% dos viajantes brasileiros internacionais disseram usar menos o serviço quando fora do país.

Realizado com base na análise de cinco mil entrevistas online realizadas com usuários de smartphones no Brasil, Egito, Espanha, Reino Unido e nos EUA, o relatório identificou que 85% dos brasileiros entrevistados acham o conceito do Wi-Fi Calling atrativo e 77% deles disseram que muito provavelmente usarão esse serviço nos próximos seis meses, números superiores a média global.

Enquanto 40% usuários de smartphones brasileiros que viajam internacionalmente afirmaram que vão parar de usar aplicativos de comunicação por conta do novo serviço, uma porcentagem igual de viajantes disse valorizar a experiência de comunicação enriquecida, através da presença, vídeo e chat oferecido por aplicativos de comunicação.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor