FIA abre curso de especialização em Big Data e Hadoop

Big DataBusiness IntelligenceData StorageEmpregoGestãoSkills

Com o objetivo de suprir a carência de profissionais com domínio em análises de dados, a Fundação Instituto de Administração (FIA) abriu curso de especialização em Big Data. O programa foi desenvolvido em parceria com a Cloudera, distribuidora da plataforma de código aberto Hadoop. A primeira turma começa em abril de 2016 e as inscrições podem ser feita pelo site da FIA.

O novo curso sobre Aplicações de Hadoop em Big Data” da FIA será ministrado em conjunto com a equipe do núcleo Labdata (Laboratório de Análise de Dados). A grade é de 136 horas, com duração de quatro meses.

A proposta do programa é apresentar uma visão mais abrangente de Big Data e preparar profissionais para atuarem nessa área. O curso abordará os principais conceitos e tecnologias do ecossistema Hadoop presentes na distribuição Cloudera, como MapReduce, HDFS, Yarn, Hive, Impala, Spark, HBase, Flume, Sqoop, Cloudera Manager, dentre outros. Por meio dessa parceria, os alunos conseguirão ter acesso a funcionalidades avançadas da distribuição Cloudera.

“A Cloudera, com seu programa de parcerias universitárias (CAP), criado em conjunto com as mais renomadas universidades americanas (Stanford, Harvard, entre outras), contando já com alguns anos de existência e maturidade, acredita que instituições de ensino como a FIA nos abrem uma conexão extraordinária com o profissional do futuro”, afirma Luiz Zanardo, da Cloudera

De acordo com a Cloudera, empresas brasileiras que aderiram aplicações Big Data com Hadoop têm conseguido retornos positivos. A aderência à essa tecnologia deve aumentar nos próximos anos, bem como a demanda por especialistas qualificados em lidar com a plataforma, o que desafia as companhias na busca por esses talentos. A FIA e a Cloudera esperam que o curso ajude a reduzir o gap de profissionais com essa capacitação.

As aulas são direcionadas a profissionais com perfil de TI ou negócio, e não requerem experiência ou conhecimento prévios em Big Data ou Hadoop, uma vez que o objetivo do curso é formar profissionais desde os fundamentos básicos para trabalharem com essa plataforma.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor