Goiás amplia programa de inclusão digital

InovaçãoOperadorasProjetosRedesSetor Público

Pontos de inclusão digital do governo federal vão ser usados para melhorar a capacitação da população do estado de Goiás. Esse é o principal objetivo de um protocolo de intenções assinado esta semana entre o Ministério das Comunicações (MiniCom) e o governo estadual de GO.

Pelo acordo, os governos federal e estadual vão desenvolver ações conjuntas para utilizar melhor a infraestrutura e os programas de inclusão digital já implantados no em GO pelo Ministério das Comunicações. É o caso dos telecentros, das cidades digitais, dos pontos Gesac de conexão à internet e dos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs).

O protocolo de intenções foi assinado durante o lançamento do Programa de Tecnologia e Inovação do Estado de Goiás (Inova Goiás). O objetivo da parceria é melhorar a gestão os pontos de inclusão digital e também ampliar a qualidade dos serviços públicos prestados à comunidade.

O diretor de Infraestrutura de Inclusão Digital do MiniCom, Américo Bernardes, ressaltou que o foco da parceria é utilizar os espaços públicos que contam com conexão à internet para ampliar a formação das pessoas e melhorar a qualidade de vida da população. “Os governos estaduais devem ser parceiros importantes do governo federal na gestão dessa infraestrutura compartilhada”, reforçou.

Além dos telecentros e dos pontos de conexão à internet já implantados em Goiás pelo ministério, o Programa Cidades Digitais vai ser levado para 10 municípios goianos. O programa vai conectar cada uma dessas cidades com uma rede de fibra óptica que interliga os órgãos públicos locais, permite o acesso a serviços públicos pela internet e oferece ponto de acesso gratuito à rede.

* Com informações da Agência MiniCom


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor