Hackers usam “comentários por voz” no Facebook para roubar dados de usuários

SegurançaVírus

Um grupo de cibercriminosos está utilizando o Facebook para roubar dados financeiros dos usuários. Esses ataques são feitos através de um email que notifica o usuário de que um dos seus posts recebeu um “comentário por voz”, um serviço de que, todos sabemos, o Facebook não dispõe.

Essa técnica de ataque não é nova, mas tem sido utilizada frequentemente nas últimas semanas, de acordo com levantamento feito pela Stity Tecnologia, revendedora dos produtos de segurança da Avast no Brasil.

De acordo com a companhia, o usuário recebe um email cujo assunto é “Você recebeu um comentário de voz em sua foto”. No entanto, essa mensagem transporta um link que, supostamente, serve para “Ouvir o comentário”. Ao clicar nesse link, o usuário começa descarregando um software malicioso através do ficheiro “voz_facebook.rar”. Esse programa tem como objetivo roubar dados financeiros, diz a Stity.

Aos olhos de um usuário desprevenido, o email poderá passar por inocente e verdadeiro. No entanto, um usuário atento percebe, de imediato, que o Facebook não tem serviço de comentários por voz e que o email, como diz a Stity, ”possui aspecto amador e somente um usuário desatento ou inexperiente é capaz de não perceber a diferença”.

“Não se pode acreditar em qualquer e-mail que a gente recebe com o risco de tornar vítima de criminosos”, comenta, em nota, Marco Rodrigues, diretor da Stity Tecnologia. “Ajuda muito ter uma solução AntiSpam juntamente com uma ferramenta antivírus sempre atualizada, assim como todos os programas de computador utilizados, além do sistema operacional”.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor