Instagram: usuários com hashtags populares estão na mira de golpes

CyberwarSegurança

A Symantec, empresa de segurança da informação, alerta para uma nova ameaça, via Instagram. Os fraudadores usam contas comprometidas dessa rede social para roubar login e senhas e ganhar dinheiro por meio de falsas pesquisas.

Quem costuma postar fotos com hashtags populares no Instagram são os alvos preferidos dos cibercriminosos, que oferecem seguidores gratuitos. Se o usuário clica no link encontrado nessas contas falsas, são redirecionados para um site que se parece com uma página verdadeira do Instagram, no entanto, ela está hospedada em outro site.

Durante a investigação, a Symantec descobriu mais de 40 contas ativas que oferecem seguidores gratuitos, a maioria com links que levam a sites de phishing e alguns que levam a um site que oferece gratuitamente seguidores e curtidas. Em última análise, os internautas são direcionados a um esquema de pesquisa, que é apoiado por um programa de afiliados.

Esse site especialmente, chamado “Seguidores Now”, pergunta o número de curtidas e de seguidores que o usuário quer, mas antes de entregar, ele solicita que seja respondida uma pesquisa. Essa é a forma de convencer o usuário a preencher um formulário ou instalar um aplicativo em seu celular antes de receber o “prêmio”, que nunca será entregue.

3 dicas da Symantec

1- Não clique em links suspeitos

2- Utilize as configurações de privacidade para garantir quem visualiza a sua conta/perfil nas redes sociais

3- Instale um software de segurança


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor