Instituto TIM busca empreendedores de TIC em universidades

CiênciaInovaçãoNegóciosStartup

Estudantes universitários da área de Ciências Exatas têm até o dia 23 de novembro para inscrever seus projetos de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no Academic Working Capital (AWC). O programa, desenvolvido pelo Instituto TIM, apoia novos negócios de base tecnológica a partir da criação de um produto, colaborando para que jovens empreendedores, em fase final de graduação, possam criar empresas a partir de sua ideia de TCC.

“O Instituto TIM investe na criação e na democratização de recursos e estratégias de ensino que promovam a inclusão tecnológica produtiva de jovens. Embora, no Brasil, existam diversos projetos de incentivo à criação de empresas inovadoras, o grande diferencial do Academic Working Capital é que ele busca apoiar estudantes que ainda estejam na universidade, colaborando com o desenvolvimento de suas ideias de produtos e negócios”, afirma Manoel Horacio, presidente do Instituto TIM.

Atualmente, 11 projetos já estão sendo assessorados pela equipe de consultores do AWC desde junho de 2015. Dentre as ideias selecionadas, estão um biodigestor capaz de usar energia elétrica excedente de fontes eólicas para gerar biogás, uma recicladora portátil de papel e o “Dumper Truck”, um veículo elétrico capaz de transportar até 200 quilos.

O AWC é direcionado para estudantes de cursos nas áreas de Engenharia e Ciências Exatas em universidades dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Para participar, os candidatos precisam ter mais de 18 anos e comprovar que estão realizando o TCC. Os projetos a serem apoiados devem ter conteúdo tecnológico, além de serem comercialmente viáveis. As inscrições podem ser feitas pelo site do programa.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor