IoT não é apenas um conceito, mas um acelerador global da 3ª Plataforma, diz IDC

Big DataCloudData StorageInovaçãoMobilidade

Enquanto a Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) continua a evoluir, movendo-se desde o planejamento até a execução, o momento é de avaliação, segundo a consultoria. De acordo com a pesquisa Global IoT Decision Maker Survey Quantifies the IoT Opportunity 2015, da IDC, 73% dos entrevistados já implantaram soluções de Internet das coisas ou planeja implantar nos próximos 12 meses.

“O levantamento mostra as diferenças regionais em relação à conscientização, adoção e planos para a implementação”, acrescentou Carrie MacGillivray, vice-presidente, IoT & Mobile, da IDC. E acrescenta: “IoT não é apenas um conceito, mas um acelerador global da 3ª Plataforma”.

Foram entrevistados cerca de 2.500 de 15 países, incluindo os Estados Unidos, Brasil, China, Índia e Alemanha e os resultados mostraram que a oportunidade do conceito é a empresa onde o potencial IoT reside. Tanto em relação às despesas, quanto do número de pontos conectados.

“Internet das coisas continua crescendo e nossa pesquisa mostra que ela é vista como estratégica para as empresas”, disse Vernon Turner, vice-presidente sênior e Research Fellow – IoT da IDC.

Nos setores de varejo e manufatura, IoT está ganhando força com 56% e 53% respectivamente, mostrando forte conscientização da IoT. Além disso, 58% dos participantes consideram a Internet das coisas uma iniciativa estratégica, com mais de 24% considerando o conceito como transformador.

A indústria da saúde lidera com 72% dos entrevistados identificando IoT como estratégica, seguido de transporte e de produção em 67% e 66%, respectivamente. O Governo fica para trás e muitas vezes precisa de esclarecimentos sobre conceitos básicos da Internet das coisas.

O estudo identificou ainda que, semelhante a resultados da pesquisa do ano passado, a segurança continua a ser um desafio da liderança de TI, mas agora custos iniciais e contínuos tornaram-se os principais desafios.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor