Maioria dos aplicativos móveis baixados pelos brasileiro é grátis

4GAppsLaptopsMobilidadeSmartphones

Cerca de 85% dos usuários brasileiros de smartphones e tablets só baixam aplicativos grátis, o que demonstram que eles não estão dispostos a investir em software para seus dispositivos móveis. 

Com esse comportamento, nenhum aplicativo com mais de 10 milhões de downloads no Brasil é pago. As conclusões fazem parte do estudo “O Perfil dos Aplicativos no Brasil”, encomendado pelo PayPal à BigData Corp.

O relatório mostra também que os brasileiros preferem games a outros softwares, a exemplo dos joguinhos que respondem por 18% de tudo o que é baixado na internet no País.

Em segundo lugar no ranking dos aplicativos baixados pelo brasileiro estão os educacionais (9%) e as ferramentas de produtividade (7%). Dentre os (poucos) apps pagos, os que mais despertam interesse do usuário são os que personalizam o aparelho. Os menos cotados são os de revistas e notícias.

“Pouco se conhecia sobre o universo dos aplicativos no Brasil, um mercado fértil para startups e desenvolvedores, importantes públicos-alvo do PayPal”, comenta Paula Paschoal, diretora de Vendas e Desenvolvimento de Negócios do PayPal Brasil.

Os resultados da pesquisa sinalizam as empresas que desejam ter sucesso nesse mercado deverão buscar um modelo de negócios que contemple um aplicativo gratuito. É importante encontrar formas alternativas de receitas, como venda de parte do conteúdo ou o uso de banners, sugere Paula.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor