Pado adota IoT da SAP para chão de fábrica

InovaçãoNegócios

Uma das maiores indústrias de cadeados do Brasil escolhe os softwares SAP MII, SAP 3D Visual Enterprise e SAP Manufacturing Execution para monitorar remotamente sua linha de produção e aumentar vendas.

A Pado adotou soluções de Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) da SAP para otimizar sua linha de produção, reduzir o tempo na tomada de decisões e ampliar a autonomia e eficiência de suas equipes de vendas. A nova solução permite que a empresa conecte qualquer objeto a qualquer aplicação ou processo de negócio na sua empresa ou rede.

Os sistemas escolhidos pela Pado foram o SAP MII, o SAP Manufacturing Execution e o SAP 3D Visual Enterprise, baseados na plataforma de processamento de dados em tempo real SAP HANA. Eles serão inicialmente instalados em 50 das mais de mil máquinas que compõem a linha de produção do parque industrial da empresa, com mais de 50 mil metros quadrados, em Cambé, norte do Paraná.

“Gradativamente, todas as máquinas da fábrica serão incorporadas ao sistema, que permite a captura de informações de desempenho de cada uma delas, em tempo real”, explica a gerente administrativa da Pado, Andrea Gardemann.

De acordo com a empresa, todos os dados de funcionamento das máquinas do chão de fábrica, como temperatura do óleo, número de batidas, ciclos e consumo de energia, serão processados na plataforma SAP HANA. Esta tecnologia possibilita acompanhamento, análise, gerenciamento e visualização em tempo real das informações em uma central de controle ou em outro ponto pré-determinado, como totens ou telões.

“Além de economizar o tempo de deslocamento para verificação de cada uma delas, também podemos, com o SAP MII, fazer ajustes a partir da central de controle, fazendo os reparos necessários e evitando interrupção na produção”, destaca Andrea. O SAP MII faz a conexão de máquinas de chão de fábrica com sistemas de gestão.

A executiva destaca ainda que é possível manipular todos os dados obtidos de diferentes formas, como relatórios ou gráficos 3D.  “As ferramentas da SAP permitem que os indicadores de desempenho sejam gerados em menos de cinco minutos e, como a solução roda em nuvem, os relatórios podem ser acessados de qualquer dispositivo e qualquer lugar”, diz e acrescenta que em menos de cinco minutos obtém-se um relatório que, antes, consumia de três a quatro horas para ser gerado e enviado por e-mail.

Segundo ela, toda a mobilidade e a eficiência geradas pelas soluções IoT da SAP fizeram com que o tempo para tomada de decisões da Pado fosse reduzido em 50%.

Andrea aponta também como importante a possibilidade de visualização em 3D dos desenhos dos cadeados que serão fabricados. O operador pode, inclusive, trabalhar o desenho na tela do equipamento.

Além da análise técnica criteriosa para a seleção das soluções, a Pado considerou a prévia experiência e bons resultados obtidos com a tecnologia SAP. A indústria já utiliza, há vários anos, a solução de gestão (ERP) da empresa.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor