Poupatempo lança sistema para pagamento online de taxas

NuvemProjetosSetor Público

O Poupatempo, serviço do governo de Estado de São Paulo para atender o cidadão,  colocou em funcionamento um novo sistema online para reduzir o tempo de espera para tirar a 2ª via da Carteira de Identidade (RG). Agora é possível efetuar o pagamento da taxa do serviço diretamente no portal do Poupatempo. 

No momento em que a pessoa faz o agendamento do dia e horário que deseja ser atendida, o site do Poupatempo oferece a opção de entrada no internet banking. Assim o pagamento pode ser efetuado no ato sem a necessidade de deslocamento até a agência bancária.

Por enquanto, o sistema atende os clientes do Banco do Brasil e do Bradesco, mas o governo de São Paulo está negociando com outras instituições para facilitar a vida de todos os que precisam dos serviços do Poupatempo.

Quem não é cliente do Banco do Brasil e Bradesco tem a opção de imprimir o boleto bancário (Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais – DARE), que pode ser recolhido em todos os bancos.

Outra iniciativa do Poupatempo para agilizar o atendimento é o estímulo ao uso de leitores de cartões de débito (pin pads) de todos os bancos para pagamento das taxas de serviços do Detran e da 2ª via de RG.

O Poupatempo foi implantado em 1997 com o objetivo de facilitar a vida do cidadão e simplificar o acesso a documentos e serviços públicos. O programa vem passando por uma fase de grande expansão física e já conta com 66 postos fixos em todas as regiões administrativas do Estado.

Agora, ao completar 18 anos, em novembro, o Poupatempo está recebendo investimentos para multiplicar os serviços eletrônicos, para facilitar ainda mais a vida dos cidadãos e permitir a solução de problemas com documentos sem a necessidade de ir pessoalmente aos postos de atendimento.

“Estamos falando de uma mudança de conceito, com acesso virtual aos serviços sem perda de qualidade no atendimento”, afirma Julio Semeghini, titular da Subsecretaria de Tecnologia e Serviços ao Cidadão do Governo de São Paulo.

Ele explica que em breve o Poupatempo terá terminais de autoatendimento para a realização de serviços mais simples, instalados dentro e fora dos postos físicos.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor