Quantum é nova marca na arena dos smartphones

MobilidadeNegóciosSmartphonesStartup

A proposta da Quantum, unidade de negócios da Positivo Informática, é ingressar na disputa do mercado de smartphones com um dispositivo competitivo em recursos, design e preço.

O passaporte para essa arena é a nova marca Quantum GO, dispositivo que já pode ser adquirido diretamente pelo site da companhia, uma forma de eliminar intermediários e reduzir o custo.

“Nosso produto sai da fábrica direto para a casa dos consumidores, gerando o melhor custo-benefício entre os smartphones da mesma faixa de preço”, diz Marcelo Reis, gerente geral da Quantum, acrescentando que tomou como base para o modelo de negócios players internacionais que revolucionam mercados e conquistam fãs ao utilizar a internet como único canal de vendas e de interação com seu público.

O dispositivo é fruto da união de esforços, pesquisa e desenvolvimento de Reis e, assim como ele, de mais dois jovens engenheiros e empreendedores Thiago Miashiro, head of Business da Quantum, e Vinicius Grein, head of Products.

E com o modelo de vendas diretas on-line, eles estão de olho em uma fatia gorda de um mercado que em 2014, as vendas on-line geraram receita de R$ 35,8 bilhões, resultado dos 103,4 milhões de pedidos feitos, sendo 17% maior que o volume do ano anterior, segundo a E-Bit. Ao todo, o Brasil somou 61,6 milhões de e-consumidores únicos, sendo 10,2 milhões de entrantes. A expectativa da E-bit é que, para 2015, o e-commerce alcance um faturamento de R$ 43 bilhões, 20% maior que no último ano.

Produto diferenciado

De acordo com Reis, a Quantum é para o consumidor que escolhe o que vai adquirir, não é escolhido. É uma marca on-line, e os jovens são o público mais conectado. “Porém, acreditamos que o consumidor da Quantum, aquele de atitude, pode estar em todas as faixas de idade”, diz.

Na construção do projeto, os engenheiros se perguntaram: o que não poderia faltar no próximo smartphone do brasileiro? “Fomos entender quais eram os principais usos para definir a configuração e os serviços que poderiam realmente gerar valor para o nosso público”, destaca Miashiro.

As pesquisas com usuários ajudaram na elaboração de serviços e a desenhar modelos de negócios e de atuação e motivaram a criação de espaços de degustação, que proporcionam a experiência com a marca em shoppings de todo o país e ainda o Quantum Care, que garante que o Quantum GO saia de fábrica com seguro.

Além da parceria com a Positivo Informática, como unidade de negócios, contudo de gestão independente, a Quantum conta com o suporte de Pedro Ripper, CEO e sócio da Bemobi – recentemente adquirida pela Opera Software – e conselheiro da Positivo e GlobeNet. Ele é coach dos responsáveis pela Quantum.

O Quantum GO

Ele está disponível nas cores Champagne Gold, Steel Gray e Frozen White. Em relação ao design, além de elegante, conta com linhas pensadas para quem busca sofisticação com usabilidade, já que seu formato possibilita fácil manuseio do aparelho.

As bordas ligeiramente arredondadas tornam a “pegada” mais confortável, e os botões de força e volume, na lateral direita, são posicionados de forma a possibilitar o acionamento rápido sem que seja preciso mudar a empunhadura, diminuindo o risco de queda do aparelho. Com 0,65cm de espessura, é fino e um dos mais leves entre os smartphones de sua categoria, com apenas 115g.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor