Tecnologia M2M promete reduzir desperdício de energia elétrica

M2MRedes

A M2M Telemetria, que atua no mercado de redes inteligentes há mais de 10 anos, lança a RMT-5.0 com comunicação 4G. Trata-se de uma solução para Internet das Coisas (IoT), projetada para reduzir a perda de energia por fraude ou defeitos de medição.

O equipamento de M2M (máquina-máquina) será apresentado no 13º Latin American Utility Week, conferência que reúne empresas de geração, transmissão, distribuição e comercialização de recursos energéticos e hídricos; redes e cidades inteligentes na América Latina.

A solução da M2M Telemetria será comercializada para as concessionárias brasileiras para coibir instalação clandestina, muito comum na medição de energia elétrica. Conhecidas como “gato”, o crime causa prejuízo de R$ 8 bilhões no país, segundo estudo da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee).

Além disso, de acordo com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), a cada 100 quilowatts, 15 KW de energia elétrica são desperdiçados entre a geração e o consumo final.

Segundo empresa, a solução transmite informações de consumo registrados pelos medidores remotamente via celular. Com módulo da Telit (o HE910EUD para o 3G e LE910 para o 4G) e utilização de múltiplas redes (GPRS 3G e 4G), o equipamento permite uma maior disponibilidade de comunicação do sistema, podendo procurar de forma automática o melhor canal para trafegar.

 


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor