Tem uma ideia para um aplicativo? A Genexus investe

HOME

Nicolas Jodal, CEO da Genexus, anunciou na abertura do Genexus 25, evento que está a decorrer em Montevideo até quinta-feira, dia 30, uma nova empresa: a ThalesLab.

A ThaleLab é uma empresa de capitais privados que pretende investir e viabilizar ideias para o desenvolvimento de aplicações e aplicativos informáticos. A nova empresa pretende que as pessoas que tenham uma ideia sólida para um aplicativo, ou uma aplicação, para funcionar numa determinada área de negócio, a coloquem em prática, desde que entendam do negócio para o qual estão a propor a ideia.

Esta foi a principal novidade do primeiro dia de evento Genexus. Jodal, abriu o primeiro dia de evento com um auditório cheio de empresários e desenvolvedores pertencentes à comunidade Genexus.

“Um dos componentes mais importantes desse evento é o conteúdo, e o que eu mais gosto é que as pessoas venham e aprendam” disse Jodal, afirmando que este será um evento completamente voltado para os conteúdos.

Durante três dias, a Praça da Independência da cidade de Montevideo vai receber 180 palestrantes e mais de 200 atividades, conferências, laboratórios e debates, nos quais estarão envolvidos os principais especialistas de desenvolvimento da América Latina.

Web, mobile e cloud

Segundo Jodal, “os três componentes que estão definindo o tipo de aplicação que as pessoas necessitam hoje em dia são: a necessidade de ter sistemas web, ter aplicativos móveis e que estes estejam hospedados na nuvem”.

O mundo de aplicações web tornou-se bastante dinâmico, para poder oferecer acesso para dispositivos móveis, como os smartphones e os tablets. A dinâmica tem causado uma pressão para que os sistemas sejam “mobile friendly” e, nesses últimos tempos, mais ainda, porque o Google anunciou que irá tirar de suas listas de pesquisa aqueles sites que não são mobile friendly, afirmou Jodal.

“Em resumo, vamos ter cada vez mais pressão para que os sistemas web sejam responsivos. Nós temos trabalhado bastante desde o GeneXus  X Evolution 3 e geramos para as plataformas mais relevantes desse mercado”.

Por um lado, a venda de tablets tem caído e, por outro lado, temos a nova participação do cenário de wearables, que é o smartwatch. “O mundo e os wearables é hoje uma realidade”.

A consolidação da nuvem é outra realidade, havendo agora mais do que nunca um efeito popular. “Para que tenham uma ideia, estão subindo para a nuvem GeneXus cerca de seis mil e quinhentas apps por ano e a tendência é que o crescimento seja superior a 10%”. Nicolás Jodal enfatizou que há uma tendência gradual desde o IaaS e o PaaS. Nesse cenário, o Genexus trabalha com as nuvens mais populares: “Também estamos trabalhando com os provedores de PaaS como a IBM BlueMix”.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor